ENTRE O BLÁ-BLÁ-BLÁ E O ATIVISMO: A CRISE NAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE

Résumé

O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Objetiva analisar e refletir de que modo têm sido conduzidas as mediações pedagógicas na formação contínua dos professores da rede municipal de Manaus-AM. Metodicamente, elege a hermenêutica crítica, cunhada por Paul Ricoeur. Conta com os seguintes procedimentos de coleta de dados: observação de campo e entrevistas com professores formadores e em formação. O trabalho argumenta acerca das mediações pedagógicas desenvolvidas na formação docente, defende a epistemologia crítica como orientação ao desenvolvimento profissional dos professores por sua articulação teórico-prática. Desta resulta a análise que há uma crise nas mediações pedagógicas da formação contínua por optarem por extremismos, ora perdendo-se numa verborreia desanimadora, ora na oficinalização destituída dos fundamentos teóricos. Concluímos que esse descaminho, apesar de aparentemente satisfazer os professores não contribui com desenvolvimento profissional dos mesmos.

Bibliographies de l'auteur

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UFAM. 

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação - UFAM. 

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Publiée
2021-07-22