ENTRE O BLÁ-BLÁ-BLÁ E O ATIVISMO: A CRISE NAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE

Resumen

O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Objetiva analisar e refletir de que modo têm sido conduzidas as mediações pedagógicas na formação contínua dos professores da rede municipal de Manaus-AM. Metodicamente, elege a hermenêutica crítica, cunhada por Paul Ricoeur. Conta com os seguintes procedimentos de coleta de dados: observação de campo e entrevistas com professores formadores e em formação. O trabalho argumenta acerca das mediações pedagógicas desenvolvidas na formação docente, defende a epistemologia crítica como orientação ao desenvolvimento profissional dos professores por sua articulação teórico-prática. Desta resulta a análise que há uma crise nas mediações pedagógicas da formação contínua por optarem por extremismos, ora perdendo-se numa verborreia desanimadora, ora na oficinalização destituída dos fundamentos teóricos. Concluímos que esse descaminho, apesar de aparentemente satisfazer os professores não contribui com desenvolvimento profissional dos mesmos.

Biografía del autor/a

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UFAM. 

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação - UFAM. 

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Publicado
2021-07-22