O ENSINO DE ARTE E SUAS RELAÇÕES COTIDIANAS: UMA ANÁLISE COM PROFESSORES DE 3° ANO DA REDE MUNICIPAL DE LINHARES
Résumé
Este trabalho se trata de uma análise sobre a disciplina de Arte, sua contribuição na formação dos educandos, destacando-se a forma como é transmitida e como ela se relaciona com a cotidianidade dos estudantes. A investigação utiliza como recorte professores de Arte da rede Municipal de Linhares que atuam em turmas de 3° ano do Ensino Fundamental. Em relação à metodologia utilizada no trabalho, escolheu-se a abordagem qualitativa, os objetivos são de caráter descritivo, quanto aos procedimentos, a análise se classifica como pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado via Google Forms. Os resultados apontam para algumas incongruências na metodologia e recursos utilizados pelos professores de Arte em sala de aula.
Références
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975a.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012c.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998b.
BRASIL. Arte e a Lei de Diretrizes e Bases. São Paulo: Portal Educação, 2013. Disponível em:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educação/arte-e-a-lei-de-diretrizes-e-bases/36090 Acesso em: 30 março 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Acesso em: 7 Julho 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília, 1997.
CESCHINI, Erik. Ciencia e Arte: entre conceitos, relações e implicações educacionais. Unesp, São Paulo, 15-230, 2018.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino de Arte. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e preposições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FONSECA, João J. da Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).