O ENSINO DE ARTE E SUAS RELAÇÕES COTIDIANAS: UMA ANÁLISE COM PROFESSORES DE 3° ANO DA REDE MUNICIPAL DE LINHARES
Abstract
Este trabalho se trata de uma análise sobre a disciplina de Arte, sua contribuição na formação dos educandos, destacando-se a forma como é transmitida e como ela se relaciona com a cotidianidade dos estudantes. A investigação utiliza como recorte professores de Arte da rede Municipal de Linhares que atuam em turmas de 3° ano do Ensino Fundamental. Em relação à metodologia utilizada no trabalho, escolheu-se a abordagem qualitativa, os objetivos são de caráter descritivo, quanto aos procedimentos, a análise se classifica como pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado via Google Forms. Os resultados apontam para algumas incongruências na metodologia e recursos utilizados pelos professores de Arte em sala de aula.
References
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975a.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012c.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998b.
BRASIL. Arte e a Lei de Diretrizes e Bases. São Paulo: Portal Educação, 2013. Disponível em:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educação/arte-e-a-lei-de-diretrizes-e-bases/36090 Acesso em: 30 março 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Acesso em: 7 Julho 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília, 1997.
CESCHINI, Erik. Ciencia e Arte: entre conceitos, relações e implicações educacionais. Unesp, São Paulo, 15-230, 2018.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino de Arte. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e preposições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FONSECA, João J. da Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).