OS PRESSUPOSTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS TIDOS COMO REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Résumé

As reflexões teóricas apresentadas neste artigo estão ancoradas nas leituras sobre os pressupostos teóricos da teoria das Representações Sociais em articulação com as Ciências Sociais e com a finalidade de auxiliar aqueles e aquelas que desejam iniciar uma pesquisa utilizando essas duas vertentes no campo da Educação. A teoria das Representações Sociais é uma perspectiva epistêmica proposta e caracterizada por Serge Moscovici, em 1978, e pode ser descrita como um conjunto de práticas, crenças, valores e ideias que nos permite significar determinado objeto, acontecimento ou pessoa. Uma crescente articulação dos conceitos, das Ciências Sociais com a teoria das Representações Sociais, vem sendo observada em investigações nos cenários educacionais. O termo durkheimiano de Representações Coletivas, por exemplo, ganhou expressivo realce teórico na teoria das Representações Sociais, sendo possível constatar a convergência notável dessas duas áreas para interpretações fecundas e que evidenciem a relação entre o sujeito e seu contexto social.

Bibliographies de l'auteur

Igor Moura Danieleviz e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Câmpus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publiée
2021-07-22