OS PRESSUPOSTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS TIDOS COMO REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Serge Moscovici, Representações Sociais, Representações coletivas, Ciências Sociais

Resumo

As reflexões teóricas apresentadas neste artigo estão ancoradas nas leituras sobre os pressupostos teóricos da teoria das Representações Sociais em articulação com as Ciências Sociais e com a finalidade de auxiliar aqueles e aquelas que desejam iniciar uma pesquisa utilizando essas duas vertentes no campo da Educação. A teoria das Representações Sociais é uma perspectiva epistêmica proposta e caracterizada por Serge Moscovici, em 1978, e pode ser descrita como um conjunto de práticas, crenças, valores e ideias que nos permite significar determinado objeto, acontecimento ou pessoa. Uma crescente articulação dos conceitos, das Ciências Sociais com a teoria das Representações Sociais, vem sendo observada em investigações nos cenários educacionais. O termo durkheimiano de Representações Coletivas, por exemplo, ganhou expressivo realce teórico na teoria das Representações Sociais, sendo possível constatar a convergência notável dessas duas áreas para interpretações fecundas e que evidenciem a relação entre o sujeito e seu contexto social.

Biografia do Autor

Igor Moura Danieleviz e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Câmpus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Referências

ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações Sociais. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina (Orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia, GO: AB, 1998, p. 27-38.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, Brasília, v. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.

BOUGLÉ, Célestin. Prefácio. In: DURKHEIM, Émile. Sociologia e Filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução, elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. 3. ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

DURKHEIM, Émile. Sociologia e Filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução Paulo Neves. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.

DUVEEN, Gerard. Introdução - o poder das ideias. In: MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 7-28.

GATTI, Bernardete A. Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições. Psicol. educ., São Paulo, n. 31, p. 7-22, ago. 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
69752010000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 23 maio 2019.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MARKOVÁ, Ivana. A fabricação da teoria de representações sociais. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 47, n. 163, p. 358-375, mar. 2017. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000100358&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 jan. 2020.

MARKOVÁ, Ivana. Social Identities and Social Representations: how are they related? In: MOLONEY, Gail; WALKER. Ian. (Eds). Social Representations and Identity: content, process and power. London, Palgrave Macmillan, 2007, p. 215-236.

MESQUITA, Cláudia M. S.; ALMEIDA, Danise B. de. Representações sociais: mapeamento cultural. In: SILVA, Neide de M. A (Org.). Representações sociais em Educação: determinantes teóricos e pesquisas. Blumenau: Edifurb, 2009, p. 35-64.

MINAYO, Maria Cecília. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: JOVCHELOVITCH, Sandra.; GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.

MORERA, Jaime Alonso Caravaca et al. Aspectos teóricos e metodológicos das representações sociais. Texto contexto - Enferm., Florianópolis, v. 24, n. 4, p. 1157-1165, dez. 2015.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Por que estudar representações sociais em Psicologia? Estudos: Vida e Saúde - Revista da Universidade Católica de Goiás, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan. 2003.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SÁ, Celso Pereira. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: MARY, J. S. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993.

SÁ, Celso Pereira. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SPINK, Mary Jane. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das representações sociais. In: JOVCHELOVITCH, Sandra.; GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.

SOUSA, Clarilza Prado de. Estudos de representações sociais em educação. Psicologia da Educação: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, n. 14/15, p. 285-323, 2002.
Publicado
2021-07-22