ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA, NÃO TINHA SALA, NÃO TINHA NADA...: PANDEMIA E INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

Résumé

O presente artigo apresenta reflexões éticas, estéticas e políticas a respeito dos encaminhamentos dados à Educação em geral, e em especial aos anos iniciais, na inserção de uma professora-pesquisadora em uma rede pública municipal de ensino da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no contexto da pandemia pela Covid-19. Utiliza-se aporte da Sociologia da Infância para pensar as relações educativas na tríade crianças-escola-famílias e seus desdobramentos no processo formativo das infâncias, considerando os desafios, inquietações e implicações no fazer docente, durante o período de distanciamento social, tensionando a condição da criança como sujeito de direitos ainda atrelada à tutela de adultas e adultos nas esferas privada e pública. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir com os debates da Educação Pública e as políticas públicas que a circunscrevem, evidenciando desafios e inquietações pelas quais crianças, docentes e famílias vêm vivendo suas experiências educativas durante a pandemia.

Biographie de l'auteur

Cintia Larangeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). 

 

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Publiée
2022-06-24