ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA, NÃO TINHA SALA, NÃO TINHA NADA...: PANDEMIA E INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

Resumen

O presente artigo apresenta reflexões éticas, estéticas e políticas a respeito dos encaminhamentos dados à Educação em geral, e em especial aos anos iniciais, na inserção de uma professora-pesquisadora em uma rede pública municipal de ensino da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no contexto da pandemia pela Covid-19. Utiliza-se aporte da Sociologia da Infância para pensar as relações educativas na tríade crianças-escola-famílias e seus desdobramentos no processo formativo das infâncias, considerando os desafios, inquietações e implicações no fazer docente, durante o período de distanciamento social, tensionando a condição da criança como sujeito de direitos ainda atrelada à tutela de adultas e adultos nas esferas privada e pública. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir com os debates da Educação Pública e as políticas públicas que a circunscrevem, evidenciando desafios e inquietações pelas quais crianças, docentes e famílias vêm vivendo suas experiências educativas durante a pandemia.

Biografía del autor/a

Cintia Larangeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). 

 

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Publicado
2022-06-24