TRAJETÓRIAS NEGRAS IMPORTAM HISTÓRIAS DE NORDESTINAS(OS) EGRESSAS DE POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO (2003- 2018)
Résumé
A presente pesquisa tem como objetivo central apresentar e comentar o impacto das ações Afirmativas na trajetória acadêmica e profissional de 5 estudantes nordestinas(os) egressas(os) das políticas de Cotas e os reflexos de sua formação na vida familiar. É no Nordeste Brasileiro onde os dados sempre apontaram as maiores desigualdades educacionais e de renda. Mas é também no Nordeste, sempre lembrado pela seca, fome e pobreza, onde as políticas de expansão do ensino superior e de acesso às Universidades foram responsáveis por uma mudança significativa. Por aqui, estão concentrados 20% da população Universitária Brasileira e é também nesta região onde, 7 das 18 Universidades criadas até 2010 estão localizadas. Cabe uma análise mais detalhada sobre o acesso deste grupo de estudantes (em geral de famílias empobrecidas, negras e sem histórico de educação, sobretudo a educação superior) à Universidade, suas trajetórias educacionais e o impacto do ingresso e conclusão da graduação na sua vida pessoal e na de seus familiares. Ao realizar essa análise não é possível desconsiderar o momento de pandemia que vivemos no Brasil, neste ano de 2020, e os desafios que essa situação traz para pensarmos a equidade na educação.
Références
BRASIL. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003-2012. Disponível http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf&Itemid=30192
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6ª Ed. São Paulo. Contexto. 2014.
DURHAM, Eunice. “O Ensino superior no Brasil: O público e o privado”. Documento de trabalho NUPPES. São Paulo, 2003.
INEP. MEC. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: INEP, 1991-2012.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LÁZARO, André et all. Inclusão na Educação Superior. In: Ações afirmativas e inclusão: um balanço. Cadernos do GEA. – n.2 (jul./dez. 2012). – Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2012, págs. 5-8.
Retratos do Negro no Brasil. Rede Angola. Disponível em http://www.redeangola.info/multimedia/retrato-dos-negros-no-brasil/.
SOARES, Maria Susana Arrosa. A educação superior no Brasil. Porto Alegre: IESALC/UNESCO, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).