TRAJETÓRIAS NEGRAS IMPORTAM HISTÓRIAS DE NORDESTINAS(OS) EGRESSAS DE POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO (2003- 2018)
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo central apresentar e comentar o impacto das ações Afirmativas na trajetória acadêmica e profissional de 5 estudantes nordestinas(os) egressas(os) das políticas de Cotas e os reflexos de sua formação na vida familiar. É no Nordeste Brasileiro onde os dados sempre apontaram as maiores desigualdades educacionais e de renda. Mas é também no Nordeste, sempre lembrado pela seca, fome e pobreza, onde as políticas de expansão do ensino superior e de acesso às Universidades foram responsáveis por uma mudança significativa. Por aqui, estão concentrados 20% da população Universitária Brasileira e é também nesta região onde, 7 das 18 Universidades criadas até 2010 estão localizadas. Cabe uma análise mais detalhada sobre o acesso deste grupo de estudantes (em geral de famílias empobrecidas, negras e sem histórico de educação, sobretudo a educação superior) à Universidade, suas trajetórias educacionais e o impacto do ingresso e conclusão da graduação na sua vida pessoal e na de seus familiares. Ao realizar essa análise não é possível desconsiderar o momento de pandemia que vivemos no Brasil, neste ano de 2020, e os desafios que essa situação traz para pensarmos a equidade na educação.
References
BRASIL. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003-2012. Disponível http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf&Itemid=30192
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6ª Ed. São Paulo. Contexto. 2014.
DURHAM, Eunice. “O Ensino superior no Brasil: O público e o privado”. Documento de trabalho NUPPES. São Paulo, 2003.
INEP. MEC. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: INEP, 1991-2012.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LÁZARO, André et all. Inclusão na Educação Superior. In: Ações afirmativas e inclusão: um balanço. Cadernos do GEA. – n.2 (jul./dez. 2012). – Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2012, págs. 5-8.
Retratos do Negro no Brasil. Rede Angola. Disponível em http://www.redeangola.info/multimedia/retrato-dos-negros-no-brasil/.
SOARES, Maria Susana Arrosa. A educação superior no Brasil. Porto Alegre: IESALC/UNESCO, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).