O ENSINO DE MÚSICA NO GRUPO ESCOLAR FARROUPILHA/RS (1938-1945): VESTÍGIOS E DELINEAMENTOS DE UMA CULTURA ESCOLAR
Résumé
Este artigo tece uma narrativa acerca do enino de música do Grupo Escolar Farroupilha considerando vestígios e indicios de uma cultura escolar evidenciadas em fontes documentais e fotográficas, provenientes de acervos públicos e também particulares.O recorte temporal do estudo é de 1938, ano em que é inaugurado um novo prédio da instituição, até 1945, quando o Estado Novo termina. Possuindo caráter histórico, análise documental é desenvolvida a partir da perspectiva da História Cultural. Desse modo, identifica-se que as práticas de ensino musical estiveram relacionadas ao contexto das festividades, através de números musicais envolvendo o canto e os bailados. Embora a pesquisa tenha um enfoque local, o estudo traz aspectos de como o projeto do Canto Orfeônico de certa forma alcança o Rio Grande do Sul, onde o ensino musical é implantado, através da legislação, com o objetivo de prática vocal.
Références
Autor. Identifica autoria, suprimido para avaliação cega.
Coutor. Identifica autoria, suprimido para avaliação cega.
AMARAL, Giana Lange do; WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião. O Almanak escolar do estado do Rio Grande do Sul de 1935: apontamentos sobre os professores dos colégios elementares e grupos escolares. In: GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Colégios Elementares e grupos escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar – séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.
AVANCINI, Elsa Gonçalves. O canto orfeônico escolar e a formação da identidade no Brasil (1937-1961). Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Porto Alegre/RS.
BASTOS, Maria Helena Câmara; TAMBARA; Elomar Callegaro. A nacionalização do ensino e a renovação educacional no Rio Grande do Sul. In: QUADROS, Claudemir de (Org.). Uma gota amarga itinerários da nacionalização do ensino no Brasil. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2014, p. 71-118
BASTOS, Maria Helena Câmara. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942): o novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.
BATTISTEL, Arlindo Itacir; COSTA, Rovílio Frei; POSENATO, Júlio. Assim vivem os italianos. Porto Alegre: EST; EDUCS, 1982 4v.
BENCOSTTA; Marcus Levy Albino. Arquitetura e Espaço Escolar: o exemplo dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). IN: BENCOSTTA, Marcos Levy Albino (Org. História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
CHARTIER. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Uma história do Grupo Escolar Farroupilha: sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927-1949). Dissertação (Mestrado em) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
GARDELIN, Mário. CANÇÕES POPULARES, p. 332. In: Centenário da Imigração Italiana: 1875-1975. Porto Alegre: Edel.
GASPERIN, Alice. Farroupilha- ex-Colônia Particular Sertorina. Caxias do Sul: Editora do Autor, 1989.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História de Educação Brasileira. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HORTA, José Silverio Baía. A política educacional do Estado novo. In: SAVIANI, Dermival. Estado e Política Educacionais na História da Educação Brasileira. Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil. 2010. Volume 2. p. 281-314.
INEP (Instituo Nacional de Estudos Pedagógicos). Música para a escola elementar. Rio de Janeiro – Brasil, 1955.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. nº 1 jan./jun. 2001
LE GOFF, Jean Jaques. Memória. In: História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1990.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.
LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2015.
MEDEIROS, Ruy Herman Araújo. Arquivos escolares. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt S.; LOMBARD, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. A pesquisa e a preservação de Arquivos e fontes para educação, cultura e memória. 2. ed. ver. Campinas: Alínea, 2012.
MONTEIRO, Ana Nicolaça; SOUZA, Rosa de Fátima de. Educação e Nacionalismo: a história do Canto Orfeônico no ensino secundário brasileiro (1930-1960). História da Educação, ASPHE/FAE/UFPEl, Pelotas, v. 7, n. 13, abr. 2003.
MONTEGUITTI, Ivo; GIACOMEL, Miriam Teresa; DALL’OSBEL, Simone Ana. Farroupilha ontem e hoje: subsídios. Farroupilha: Prefeitura Municipal de Farroupilha. 1993.
MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. As aparências enganam? Fotografia e pesquisa. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alli; Rio De Janeiro: FAPERRJ, 2011
RIBEIRO, Cleodes Maria Piazza Júlio; COSTANTINO, Núncia Santoro de. De pioneiros a cidadãos: imagens da imigração italiana no Rio Grande do Sul (1875-1960). Porto Alegre: Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul, 2005.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
S.J MAUTE, Frederico. Hymnos e Canções Escolares. Noções de Solfejo. Porto Alegre– Brasil, 1935.
TARTAROTTI, Raul Pedro. Farroupilha: história de uma cidade. Porto alegre: Ponto & Vírgula Editora, 2014
TEIVE, Gladys Ghizoni; DALLABRIDA, Noberto. A escola da república: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
TRENTIN, Ortelina Dileta. Emancipação de Nova Vicenza: Farroupilha. Caxias do Sul, RS, 2002. ca89f. Monografia (Especialização em História) - Universidade de Caxias do Sul, 2002
Fontes documentais:
BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Rio de Janeiro, 1931. Disponível em:
______. Decreto nº 8020, de 29 de novembro de 1939. Aprova o programa mínimo a ser adotado nas escolas primárias do Estado. Porto Alegre, 1939. Disponível em:
Jornal A Federação: Orgam do Partido Republicano, Ano XLIV, nº 271. Porto Alegre, 24 de novembro de 1927. Disponível em:
Fotografia da Banda Santa Cecília - Nova Milano (Década de 1920). Acervo do Museu da Casa de Pedra.
Fotografia da Banda de Música de Caravaggio (1927) - Acervo particular de Rita Viecilli (1927).
Fotografia do Bailado da Primavera (1943) - Acervo da Biblioteca Euclides da Cunha – GEF.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).