O ENSINO DE MÚSICA NO GRUPO ESCOLAR FARROUPILHA/RS (1938-1945): VESTÍGIOS E DELINEAMENTOS DE UMA CULTURA ESCOLAR

Abstract

This article weaves a narrative about the enino of music of Grupo Escolar Farroupilha considering traces and indications of a school culture evidenced in documentary and photographic sources, coming from public and also private collections. The time frame of the study is from 1938, the year in which a new institution building was opened until 1945, when the Estado Novo ended. Having a historical character, documentary analysis is developed from the perspective of Cultural History. Thus, it is identified that the musical teaching practices were related to the context of the festivities, through musical numbers involving singing and dancing. Although the research has a local focus, the study brings aspects of how the Canto Orfeônico project in a certain way reaches Rio Grande do Sul, where music teaching is implemented, through legislation, with the objective of vocal practice.

Author Biographies

Deise Da Silva Santos, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, com bolsa CAPES. Professora da Rede Municipal de Farroupilha. Integra o GRUPHEIM. 

José Edimar de Souza, UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Doutor em Educação, Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e História da Universidade de Caxias do Sul. Vice-líder do GRUPHEIM. 

References

Autor; Coautor. Identifica autoria, suprimido para avaliação cega.
Autor. Identifica autoria, suprimido para avaliação cega.
Coutor. Identifica autoria, suprimido para avaliação cega.
AMARAL, Giana Lange do; WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião. O Almanak escolar do estado do Rio Grande do Sul de 1935: apontamentos sobre os professores dos colégios elementares e grupos escolares. In: GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Colégios Elementares e grupos escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar – séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.
AVANCINI, Elsa Gonçalves. O canto orfeônico escolar e a formação da identidade no Brasil (1937-1961). Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Porto Alegre/RS.
BASTOS, Maria Helena Câmara; TAMBARA; Elomar Callegaro. A nacionalização do ensino e a renovação educacional no Rio Grande do Sul. In: QUADROS, Claudemir de (Org.). Uma gota amarga itinerários da nacionalização do ensino no Brasil. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2014, p. 71-118
BASTOS, Maria Helena Câmara. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942): o novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.
BATTISTEL, Arlindo Itacir; COSTA, Rovílio Frei; POSENATO, Júlio. Assim vivem os italianos. Porto Alegre: EST; EDUCS, 1982 4v.
BENCOSTTA; Marcus Levy Albino. Arquitetura e Espaço Escolar: o exemplo dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). IN: BENCOSTTA, Marcos Levy Albino (Org. História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
CHARTIER. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Uma história do Grupo Escolar Farroupilha: sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927-1949). Dissertação (Mestrado em) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
GARDELIN, Mário. CANÇÕES POPULARES, p. 332. In: Centenário da Imigração Italiana: 1875-1975. Porto Alegre: Edel.
GASPERIN, Alice. Farroupilha- ex-Colônia Particular Sertorina. Caxias do Sul: Editora do Autor, 1989.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História de Educação Brasileira. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HORTA, José Silverio Baía. A política educacional do Estado novo. In: SAVIANI, Dermival. Estado e Política Educacionais na História da Educação Brasileira. Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil. 2010. Volume 2. p. 281-314.
INEP (Instituo Nacional de Estudos Pedagógicos). Música para a escola elementar. Rio de Janeiro – Brasil, 1955.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. nº 1 jan./jun. 2001
LE GOFF, Jean Jaques. Memória. In: História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1990.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.
LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2015.
MEDEIROS, Ruy Herman Araújo. Arquivos escolares. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt S.; LOMBARD, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. A pesquisa e a preservação de Arquivos e fontes para educação, cultura e memória. 2. ed. ver. Campinas: Alínea, 2012.
MONTEIRO, Ana Nicolaça; SOUZA, Rosa de Fátima de. Educação e Nacionalismo: a história do Canto Orfeônico no ensino secundário brasileiro (1930-1960). História da Educação, ASPHE/FAE/UFPEl, Pelotas, v. 7, n. 13, abr. 2003.
MONTEGUITTI, Ivo; GIACOMEL, Miriam Teresa; DALL’OSBEL, Simone Ana. Farroupilha ontem e hoje: subsídios. Farroupilha: Prefeitura Municipal de Farroupilha. 1993.
MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. As aparências enganam? Fotografia e pesquisa. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alli; Rio De Janeiro: FAPERRJ, 2011
RIBEIRO, Cleodes Maria Piazza Júlio; COSTANTINO, Núncia Santoro de. De pioneiros a cidadãos: imagens da imigração italiana no Rio Grande do Sul (1875-1960). Porto Alegre: Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul, 2005.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
S.J MAUTE, Frederico. Hymnos e Canções Escolares. Noções de Solfejo. Porto Alegre– Brasil, 1935.
TARTAROTTI, Raul Pedro. Farroupilha: história de uma cidade. Porto alegre: Ponto & Vírgula Editora, 2014
TEIVE, Gladys Ghizoni; DALLABRIDA, Noberto. A escola da república: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
TRENTIN, Ortelina Dileta. Emancipação de Nova Vicenza: Farroupilha. Caxias do Sul, RS, 2002. ca89f. Monografia (Especialização em História) - Universidade de Caxias do Sul, 2002
Fontes documentais:
BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Rio de Janeiro, 1931. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2017.
______. Decreto nº 8020, de 29 de novembro de 1939. Aprova o programa mínimo a ser adotado nas escolas primárias do Estado. Porto Alegre, 1939. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2020.
Jornal A Federação: Orgam do Partido Republicano, Ano XLIV, nº 271. Porto Alegre, 24 de novembro de 1927. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. de 2018.
Fotografia da Banda Santa Cecília - Nova Milano (Década de 1920). Acervo do Museu da Casa de Pedra.
Fotografia da Banda de Música de Caravaggio (1927) - Acervo particular de Rita Viecilli (1927).
Fotografia do Bailado da Primavera (1943) - Acervo da Biblioteca Euclides da Cunha – GEF.
Published
2021-04-14