A CRÔNICA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: GÊNEROS MOTIVADORES AO PRAZER DA LEITURA

Résumé

A partir de uma abordagem dialógica, o presente artigo discute sobre a crônica e a contação de histórias enquanto práticas motivadoras à leitura em sala de aula. Conhecida como um gênero híbrido, a crônica tem o propósito comunicativo mais comum de tecer um comentário ou uma reflexão sobre fatos, pessoas, situações e temas da vida cotidiana; enquanto a contação de histórias caracteriza-se como prática da oralidade que pode contribuir para a leitura crítica e o prazer de ler. Nesse sentido, respaldada nas contribuições teóricas de BAKHTIN (1992), KLEIMAN (2009), MARCUSCHI (2008), BENDER e LAURITO (1993), SILVEIRA (2009), SILVA JÚNIOR e SANTANA (2020) entre outros, a discussão aqui apresentada ancora-se no resultado de uma experiência didática  realizada em turmas do Ensino Médio que partiu da seguinte indagação: Em que medida a crônica e a contação de histórias podem contribuir para o interesse discente pela leitura a partir da prática dialógica entre os referidos gêneros? Os resultados obtidos apontaram a possibilidade de interação entre a crônica e a contação de histórias, como também a contribuição desses gêneros para uma leitura crítica, dialógica e prazerosa em sala de aula.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Araújo Lima Cavalcante, UFAL

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas - PPGLL-UFAL. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE. Professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. 

Maria Silma Lima de Brito, UFAL

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura - PPGLL da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Graduação em Letras – UNEAL. Especialista em Letras - UPE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UNINTER. Membro do grupo de Pesquisa Estudos do Texto e da Leitura – GETEL- UFAL. 

Maria Inez Matoso Silveira

Professora e Pesquisadora da UFAL - Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura e do Mestrado Profissional em Letras. Líder do Grupo de Estudos do Texto e da Leitura – GETEL. Membro atuante do NEPEAL - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização de Alagoas – Centro de Educação – UFAL. 

Références

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Publiée
2021-03-11