A CRÔNICA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: GÊNEROS MOTIVADORES AO PRAZER DA LEITURA
Abstract
A partir de uma abordagem dialógica, o presente artigo discute sobre a crônica e a contação de histórias enquanto práticas motivadoras à leitura em sala de aula. Conhecida como um gênero híbrido, a crônica tem o propósito comunicativo mais comum de tecer um comentário ou uma reflexão sobre fatos, pessoas, situações e temas da vida cotidiana; enquanto a contação de histórias caracteriza-se como prática da oralidade que pode contribuir para a leitura crítica e o prazer de ler. Nesse sentido, respaldada nas contribuições teóricas de BAKHTIN (1992), KLEIMAN (2009), MARCUSCHI (2008), BENDER e LAURITO (1993), SILVEIRA (2009), SILVA JÚNIOR e SANTANA (2020) entre outros, a discussão aqui apresentada ancora-se no resultado de uma experiência didática realizada em turmas do Ensino Médio que partiu da seguinte indagação: Em que medida a crônica e a contação de histórias podem contribuir para o interesse discente pela leitura a partir da prática dialógica entre os referidos gêneros? Os resultados obtidos apontaram a possibilidade de interação entre a crônica e a contação de histórias, como também a contribuição desses gêneros para uma leitura crítica, dialógica e prazerosa em sala de aula.
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