O SOPRO CRIADOR: EDUCAÇÃO POÉTICA NA VOZ DE CRIANÇAS NA AMAZÔNIA

Résumé

Este relato de experiência resulta de uma pesquisa realizada durante o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UEPA, em 2016, na comunidade de Calados, em Baião do Pará, a 270 km da capital, Belém. A partir da descrição do vivido no campo e da transcrição da voz de dez crianças narradoras participantes da pesquisa, revela-se o sopro criador que sustenta uma educação poética neste pedaço de chão amazônico chamado Calados. A poesia que faz o lugar habita a criança. Ser mitopoético que é, a criança faz vibrar uma educação sensível neste tempo de pobreza humana: parco de atenção à experiência e escasso de potência criadora. Alguns teóricos auxiliam a construção deste relato. Para elucidar questões da voz poética, da educação sensível, da infância e da cultura amazônica, também tecem este relato: Zumthor (2010), Maffesoli (2008), Bachelard (2001) e Agamben (2005), além de Loureiro (2001).

Biographie de l'auteur

Dia Ermínia da Paixão Favacho, PPGED/UEPA

Mestra em Educação (PPGED/UEPA, 2017). Doutoranda em Educação (PPGED/UEPA). Professora da Seduc/PA. Assessora Pedagógica do Núcleo Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA).

 

 

Références

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, V. 1)

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FAVACHO, Dia Ermínia da Paixão. Educação sensível na voz de Calados: poesia e memória em regime crepuscular. Belém: Editora Paka-Tatu, 2017.

FARES, Josebel Akel. Um memorial das matintas amazônicas. Belém: Fundação Cultural do Estado do Pará, 2015.

FERNANDES, Frederico. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

FERREIRA, Jerusa. Pires. Armadilha da memória e outros ensaios. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2003.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

KIRINUS, Glória. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 1998.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

MAFFESOLI, Michel. O Elogio da Razão Sensível: 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

_________ . O mistério da conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e sociabilidade. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

SALLES, Vicente. Lundu: canto e dança do negro no Pará. Belém: Paka-Tatu, 2016.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Vídeo:

Educação sensível na Voz de Calados. Disponível em: http://portaldepoeticasorais.inf.br/site/?pg=video_lista&id_categoria_video=5&id_video=56

Publiée
2021-01-21
Rubrique
Relatos de Experiência