O SOPRO CRIADOR: EDUCAÇÃO POÉTICA NA VOZ DE CRIANÇAS NA AMAZÔNIA
Abstract
Este relato de experiência resulta de uma pesquisa realizada durante o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UEPA, em 2016, na comunidade de Calados, em Baião do Pará, a 270 km da capital, Belém. A partir da descrição do vivido no campo e da transcrição da voz de dez crianças narradoras participantes da pesquisa, revela-se o sopro criador que sustenta uma educação poética neste pedaço de chão amazônico chamado Calados. A poesia que faz o lugar habita a criança. Ser mitopoético que é, a criança faz vibrar uma educação sensível neste tempo de pobreza humana: parco de atenção à experiência e escasso de potência criadora. Alguns teóricos auxiliam a construção deste relato. Para elucidar questões da voz poética, da educação sensível, da infância e da cultura amazônica, também tecem este relato: Zumthor (2010), Maffesoli (2008), Bachelard (2001) e Agamben (2005), além de Loureiro (2001).
References
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, V. 1)
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FAVACHO, Dia Ermínia da Paixão. Educação sensível na voz de Calados: poesia e memória em regime crepuscular. Belém: Editora Paka-Tatu, 2017.
‘
FARES, Josebel Akel. Um memorial das matintas amazônicas. Belém: Fundação Cultural do Estado do Pará, 2015.
FERNANDES, Frederico. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
FERREIRA, Jerusa. Pires. Armadilha da memória e outros ensaios. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2003.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
KIRINUS, Glória. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 1998.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
MAFFESOLI, Michel. O Elogio da Razão Sensível: 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
_________ . O mistério da conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e sociabilidade. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
SALLES, Vicente. Lundu: canto e dança do negro no Pará. Belém: Paka-Tatu, 2016.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Vídeo:
Educação sensível na Voz de Calados. Disponível em: http://portaldepoeticasorais.inf.br/site/?pg=video_lista&id_categoria_video=5&id_video=56
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).