FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Résumé

A pesquisa objetivou mapear a temática “formação continuada de professores da educação básica” a partir de pesquisas catalogadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, para responder o questionamento: o que as pesquisas têm evidenciado sobre a formação continuada? Assim, o estudo do tipo Estado do Conhecimento foi desenvolvido através de 58 trabalhos produzidos durante o período de 2014 a 2019, sendo analisados à luz da Análise de Conteúdo. Neste sentido, foram elencadas três categorias: a formação continuada em serviço; a formação continuada e a prática pedagógica; e a percepção do professor sobre a formação continuada. Dessa forma, evidenciou-se que a formação continuada demanda de mudanças de atitudes por parte dos que resistem à formação pela falta de valorização profissional, condições de trabalho e o não direcionamento da formação para área específica de atuação dos professores

Bibliographies de l'auteur

Cristiane Cruz de Oliveira Menezes , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de Humaitá/ AM. 

Vera Lúcia Reis da Silva , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de umaitá/AM. Atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). 

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Publiée
2021-12-16
Rubrique
Artigos