FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DO ESTADO DO CONHECIMENTO
Abstract
A pesquisa objetivou mapear a temática “formação continuada de professores da educação básica” a partir de pesquisas catalogadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, para responder o questionamento: o que as pesquisas têm evidenciado sobre a formação continuada? Assim, o estudo do tipo Estado do Conhecimento foi desenvolvido através de 58 trabalhos produzidos durante o período de 2014 a 2019, sendo analisados à luz da Análise de Conteúdo. Neste sentido, foram elencadas três categorias: a formação continuada em serviço; a formação continuada e a prática pedagógica; e a percepção do professor sobre a formação continuada. Dessa forma, evidenciou-se que a formação continuada demanda de mudanças de atitudes por parte dos que resistem à formação pela falta de valorização profissional, condições de trabalho e o não direcionamento da formação para área específica de atuação dos professores
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul /dez, p. 179-191. 2013.
CARDOSO, Teresa; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. MAECC®: um caminho para mapear investigação. Indagatio Didactica. v.5, n.2, p. 289- 299,2013
FERNANDES, Christiane Caetano Martins; D’AVILA, Jorge Luís. O Estado do conhecimento sobre a prática da pesquisa como instrumento pedagógico na educação básica: as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Revista InterMeio do Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande. v.21/22. n.42/44. p. 181-201. 2015/2016.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre/RS, n 3, p. 413-428, set.-dez.2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/wiew/2741. Acesso em: 18. agos.2020.
.MONTEIRO, Filomena Maria De Arruda. Narrativas e saberes de professores em exercícios nos anos iniciais. In: MONTEIRO, Silas Borges; OLINI, Polyana. (Orgs.) Formação Continuada e desenvolvimento profissional docente. Cuiabá-MT: EDUFMT/ Sustentável, v. 4. p. 160, 2019.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades, interlocuções. Educação por escrito. Porto Alegre, v. 5, n.2, p.155-164, jul./dez.2014.Disponívelem:https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 24 out. 2019.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom quixote, 1997
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Diálogo educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set. /dez. 2006. Disponível em:http:alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com Acesso em: 24 out. 2019.
SALLES, Fernando Casadei. A formação continuada em serviço. Revista Iberoamericana de Educación. v.34, n.2. 2004. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).