PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: O REFLEXO DAS DESIGUALDADES E AS DIFICULDADES EDUCACIONAIS DA JUVENTUDE POBRE NEGRA NO BRASIL

Résumé

Este artigo teve como objetivo refletir sobre como a pandemia do coronavírus, SARS-CoV-2, tem afetado a população negra em geral, buscando, especificamente, discutir sobre as diferentes desigualdades existentes para os jovens negros no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica temática buscando artigos, livros, dissertações e teses, no que se refere a mudanças sociais provocadas pelo vírus no Brasil, o que afeta a educação brasileira, especialmente para estudantes negros pobres. Dessa forma, observou-se que o Brasil ainda tem muitos desafios para minimizar o impacto da pandemia à população negra (desprovida de recursos necessários para o enfrentamento da doença), tendo atenção também para a precariedade do ensino aos jovens negros durante este cenário.

 

Bibliographies de l'auteur

Suéllen Stéfani Felício Lourenço, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET/UFV) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista CAPES. 

Lílian Perdigão Caixêta Reis, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora no Programa de Pós-Graduação de Economia Doméstica (UFV).

 

 

 

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Publiée
2022-06-24