PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: O REFLEXO DAS DESIGUALDADES E AS DIFICULDADES EDUCACIONAIS DA JUVENTUDE POBRE NEGRA NO BRASIL
Resumen
Este artigo teve como objetivo refletir sobre como a pandemia do coronavírus, SARS-CoV-2, tem afetado a população negra em geral, buscando, especificamente, discutir sobre as diferentes desigualdades existentes para os jovens negros no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica temática buscando artigos, livros, dissertações e teses, no que se refere a mudanças sociais provocadas pelo vírus no Brasil, o que afeta a educação brasileira, especialmente para estudantes negros pobres. Dessa forma, observou-se que o Brasil ainda tem muitos desafios para minimizar o impacto da pandemia à população negra (desprovida de recursos necessários para o enfrentamento da doença), tendo atenção também para a precariedade do ensino aos jovens negros durante este cenário.
Citas
ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Educação e Desigualdade: A Conjuntura Atual do Ensino Público no Brasil. Revista Direitos Humanos e Democracia. Editora Unijuí. v.2. n.3, p. 125-157, jan.-jun.2014. Disponibilidade em : < https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523>. Acesso em: 3 jul. 2020.
BARBOSA, Marianne de Camargo; MIZOGUCHI, Danichi Hausen. Institucionalização da juventude pobre no Brasil: questões históricas, problemas atuais. Revista Desidades, v.7, n.23, p. 24-35, abr.-jun.2019. Disponibilidade em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2318-92822019000200003&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 3 jul. 2020.
BONETI, Lindomar Wessler. O debate sobre as desigualdades e diferenças sociais na educação no Brasil: significados e contradições. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.31, n.1, p.261-282, jan.-abr.2013. Disponibilidade em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/25939 >. Acesso em: 3 jul. 2020.
BRASIL. Estatuto da Juventude. Brasília, 2013. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm>. Acesso em: 13 ago. 2020.
CATÃO, Marconi do Ó. A COVID-19 no Brasil e os grupos socialmente vulneráveis: do reconhecimento de necessidades à institucionalização de direitos. Scientific Electronic Library Online. p.1-16, 2020. Disponibilidade em: < https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/508/641?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook >. Acesso em: 28 jul. 2020.
CRUZ, Priscila; BORGES, João Marcelo; FILHO, Olavo Nogueira (orgs). O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da covid-19. TODOS PELA EDUCAÇÃO. BRASIL, 2020. Disponibilidade em: <https://static.poder360.com.br/2020/05/todos-pela-educacao.pdf > Acesso em: 3 de julho de 2020.
GARCIA, Adir Valdemar; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação, pobreza e desigualdade social. Revista Em Aberto, v.30, n.99, p.21-41, maio-ago.2017. Disponibilidade em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/31212 >. Acesso em: 28 jul. 2020.
GOES, Emanuelle Freitas; RAMOS, Dandara de Oliveira; FERREIRA, Andrea Jacqueline Fortes. Desigualdades raciais em saúde e a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.18, n.3, 2020. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300301 >. Acesso em: 28 jul. 2020.
JESUS, Ricardo dos Santos de. et al. Os desafios do governo brasileiro para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v.25, n.51, p.31-55, jul-out.2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 28 jul. 2020.
JESUS, Rodrigo Ednilson de. Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.34, p.1-18, 2018. Disponibilidade em: < https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/educacao-em-revista/>. Acesso em: 28 jul. 2020.
LA FARE, Mónica de; MACHADO, Frederico Viana; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Breve revisão sobre regulação da ética em pesquisa: subsídios para pensar a pesquisa em educação no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 247-283, jan-jun. 2014. Disponibilidade em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 28 jul. 2020.
LATGÉ, Paula Kwamme; ARAÚJO, Daniela Nunes; JUNIOR, Aluísio Gomes da Silva. Comunicação, educação e vigilância popular em saúde em tempos de COVID-19: a experiência das comunidades de Niterói, RJ. Atenção Primária à Saúde em Revista – APS –, vol. 2, n. 2, p. 122-127, jun., 2020. Disponibilidade em: < https://apsemrevista.org/aps/article/view/110 >. Acesso em: 28 jul. 2020.
LEITE, Ana Maria Alexandre; NUNES, Maria Fernanda. Juventudes e Inclusão Digital: reflexões sobre acesso e uso do computador e da internet pelos jovens. In: ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil. (Orgs.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2007, p. 197-226. Disponibilidade em: < https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=50430>. Acesso em: 28 jul. 2020.
LEMOS, Isabele Batista de. Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, p. 1-25, 2017. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782017000400226&script=sci_abstract&tlng=pt> .Acesso em: 28 jul. 2020.
LIMA, Heloísa Pires. Personagens negros: Um breve perfil na literatura infanto-juvenil. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
LOPES, Roseli Esquerdo et al. Juventude pobre, violência e cidadania. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.17, n.3, p.63-76, 2008. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902008000300008&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 28 jul. 2020.
MADEIRA, Zelma; GOMES, Daiane Daine de Oliveira. Persistentes desigualdades raciais e resistências negras no Brasil contemporâneo. Revista de Serviço Social Soc., São Paulo, n.133, p. 463-479, set.-dez. 2018. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n133/0101-6628-sssoc-133-0463.pdf . Acesso em: 28 jul. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Tereza Cristina Santos. O negro no contexto das novas estratégias do capital: desemprego, precarização e informalidade. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.111, p.450-467, jul.-set.2012. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282012000300004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 28 jul. 2020.
MELSERT, Ana Luísa de Marsilllac; BOCK, Ana Merces Bahia. Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres. Educação e Pesquisa. São Paulo (SP), v. 41, n. 3, p. 773-790, jul-set. 2015. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0773.pdf >. Acesso em: 28 jul. 2020.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje. Coleção Para Entender. São Paulo: Global, 2006.
PEREIRA, Orcione Aparecida Vieira. Desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil: O caso do ensino superior. Juiz de Fora: UFJF, 2015. 205 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Doutorado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2015.
POCHMANN, Marcio. Desafios do desenvolvimento brasileiro. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 705-722, jul.-set, 2013. Disponibilidade em: <http://www.cedes.unicamp.br. >Acesso em: 28 jul. 2020.
POCHMANN, Marcio; FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no Brasil: embates do início do século XXI. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 137, p.1241-1267, out-dez, 2016. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v37n137/1678-4626-es-37-137-01241.pdf >. Acesso em 28 jul. 2020.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, v.34, n.99, 2020. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225 >. Acesso em: 28 jul. 2020.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SIMÃO, Mário Pires. Como as favelas nos ajudam a pensar a cidade após a pandemia do coronavírus?. Revista Tamoios. São Gonçalo (RJ), v.16, n.1, Especial COVID-19, p.50-62, maio 2020. Disponibilidade em: < https://www.researchgate.net/publication/341366540_COMO_AS_FAVELAS_NOS_AJUDAM_A_PENSAR_A_CIDADE_APOS_A_PANDEMIA_DO_CORONAVIRUS> Acesso em: 28 jul. 2020.
SOUZA, Claudia Teresa Vieira de. et al. Cuidar em tempos da COVID-19: lições aprendidas entre a ciência e a sociedade. Cadernos de Saúde Pública (CSP), v.36, n.6, p.1-7, 2020. Disponibilidade em: <https://www.scielosp.org/pdf/csp/2020.v36n6/e00115020/pt >. Acesso em: 24 jun. 2020.
VALVERDE, Danielle Oliveira; STOCCO, Lauro. Notas para a interpretação das desigualdades raciais na Educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v.17, n.3, p.909-920. set-dez, 2009. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-026X2009000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 28 jul. 2020.
WELLER, Vivian; SILVEIRA; Marly. Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da universidade de Brasília. Estudos Feministas, Florianópolis, v.16, n.3, p.931-947, set-dez, 2008. Disponibilidade em : < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2008000300013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 28 jul. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).