O ESPAÇO CONVERSACIONAL COMO PROMOTOR DA SAÚDE DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Résumé

Dentro do cenário brasileiro é preciso observar as transformações na relação professor e escola, a fim de permitir condições favoráveis de saúde neste contexto. Como objetivo principal buscou-se compreender com cinco professores da rede pública, como identificavam a possibilidade de se promover saúde ou não em seu ambiente de trabalho. A metodologia foi embasada pela pesquisa qualitativa e pelo referencial teórico-metodológico do Construcionismo Social, sendo os dados coletados em dois grupos de discussão. A análise se deu a partir das transcrições, onde foram construídas categorias relacionadas à promoção da saúde. Assim, o processo de construção de dados possibilitou compreender a importância do espaço conversacional como recurso para se promover saúde. A troca de experiências e vivências durante os grupos de discussão favoreceram aos professores a ampliação de possibilidades de como atuar no ambiente escolar de forma mais saudável.

Bibliographies de l'auteur

Luciano Aparecido Pereira Junior, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Psicólogo. Doutorando em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço (IBRA). Especialista em Psicanálise pela Faculdade Metropolitana do Vele do Aço (IBRA). 

Laura Raíssa Roberto, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD)

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental, com Ênfase em Dependência Química, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD). 

Thais Silva Cintra, Universidade Federal de Franca (UNIFRAN)

Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente e supervisora de estágio no curso de Psicologia da Unifran. 

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Publiée
2021-12-16
Rubrique
Artigos