GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS ENTRE 2011 E 2017
Résumé
O presente artigo é uma revisão sistemática da literatura de dissertações, tendo por foco o seguinte questionamento: o que se tem produzido atualmente sobre gênero e educação infantil no Brasil a nível de dissertação? Para responder tal questionamento foram levantados alguns trabalhos produzidos sobre a temática compreendendo os anos de 2011 a 2017. Foram utilizados os descritores gênero e educação infantil e relações de gênero e educação infantil para obtenção de pesquisas. Nesse sentido, foram recolhidos um total de 33 trabalhos, obtidos por meio da base de dados da CAPES, destes foram analisados 6 trabalhos com a intencionalidade de analisar o nível e a qualidade destas produções. Conclui-se que ainda há poucas produções investigativas envolvendo gênero e educação infantil com concentrações maiores no eixo Sul e Sudeste.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).