A ESCOLA SEM MUROS – POR UMA INCESSANTE BUSCA PELA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID – 19

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências da Secretaria de Educação de uma cidade do interior de São Paulo, considerando o contexto vivido pela pandemia de Covid-19 no primeiro semestre do ano de 2020. De natureza qualitativa, este estudo apresenta as ações realizadas para garantir o direito à educação dos alunos matriculados nas escolas municipais. Foram desenvolvidas diferentes estratégias, desde material online, videoaulas, roteiros de estudo entre outros. Utilizou-se um questionário online como instrumento para a coleta de dados com gestores das escolas. Responderam ao questionário 60 gestores. Os resultados analisados demonstram que a experiência permitiu observar a importância de se estabelecer meios diversificados para garantir o direito à educação de maneira equânime. Verificou-se também o aprendizado de toda a equipe gestora, corpo docente e alunos, no que diz respeito ao ensino remoto, assim como a ampliação da relação família-escola.

 

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Marcon Moura, Prefeitura Municipal de Taubaté - São Paulo

Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Atualmente trabalha no Setor de Formação de Professores e Avaliação da Secretaria de Educação de Taubaté - São Paulo. 

Flávia Cristina de Oliveira, Prefeitura Municipal de Taubaté - São Paulo

Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Associada Brasil. Graduada em Português/Literatura pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Taubaté/SP.

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU). 

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Publiée
2022-02-16
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