ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLAR ESTADUAL PAULISTA

Palavras-chave: Trabalho Docente. Prática de Ensino. Estratégias Didático-Metodológicas.

Resumo

Este estudo objetiva identificar as ferramentas tecnológicas e discutir os aspectos didático-pedagógicos do ensino remoto da Educação Física escolar em tempos de pandemia. A investigação de natureza descritivo-exploratória, referenciada na perspectiva da observação sistemática, foi organizada em três fases interligadas: seleção, observação-descrição e avaliação de aulas transmitidas pelo Centro de Mídias do Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstram que as ferramentas utilizadas foram: plataformas virtuais, tablets, celulares, slides e materiais considerados tradicionais às aulas de Educação Física. Os instrumentos foram recrutados em função do contexto de ensino e das estratégias didático-metodológicas eleitas pelos professores. Na análise das relações pedagógicas observa-se a centralidade docente nos processos de tematização dos elementos da cultura corporal e na eleição dos recursos, em acordo com as especificidades do conteúdo e meios disponíveis. A análise das relações entre estudantes-professor revela baixa efetividade da participação estudantil nas atividades síncronas. O estudo apresenta a dificuldade em promover o ensino da Educação Física em suas dimensões procedimental e atitudinal.

Biografia do Autor

Eric Gansella Rocha, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharelado pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep). 

Yan Santos Petan, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor de Educação Física pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Educação Física.

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Publicado
2022-03-03