ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLAR ESTADUAL PAULISTA
Résumé
Este estudo objetiva identificar as ferramentas tecnológicas e discutir os aspectos didático-pedagógicos do ensino remoto da Educação Física escolar em tempos de pandemia. A investigação de natureza descritivo-exploratória, referenciada na perspectiva da observação sistemática, foi organizada em três fases interligadas: seleção, observação-descrição e avaliação de aulas transmitidas pelo Centro de Mídias do Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstram que as ferramentas utilizadas foram: plataformas virtuais, tablets, celulares, slides e materiais considerados tradicionais às aulas de Educação Física. Os instrumentos foram recrutados em função do contexto de ensino e das estratégias didático-metodológicas eleitas pelos professores. Na análise das relações pedagógicas observa-se a centralidade docente nos processos de tematização dos elementos da cultura corporal e na eleição dos recursos, em acordo com as especificidades do conteúdo e meios disponíveis. A análise das relações entre estudantes-professor revela baixa efetividade da participação estudantil nas atividades síncronas. O estudo apresenta a dificuldade em promover o ensino da Educação Física em suas dimensões procedimental e atitudinal.
Références
ALMEIDA, L.; FENSTERSEIFER, P. E. Indicativos para pensar uma proposta para a Educação Física escolar: da elaboração ao diálogo com a intervenção. Lúdica Pedagógica, v. 1, n. 28, 2017. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/9430. Acesso em: 19 maio de 2020.
ANTUNES, F. H. C.; et al. Um retrato da pesquisa brasileira em Educação Física escolar: 1999 – 2003. Motriz, Rio Claro, v. 11 n. 3 p. 179-184, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/11ELPa.pdf. Acesso: 20 jun. 2020.
BARACHO, A. F. O. de; GRIPP, F. J.; LIMA, M. R. de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 111-126, jan/mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n1/v34n1a09. Acesso em: 11 set. 2020.
BARROS, D. L. P. de. A complexidade discursiva na internet. Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 13-31, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/8028. Acesso em: 11 set. 2020.
BETTI, M. A cebola dos conteúdos da educação física. Apostila, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342672062_A_CEBOLA_DOS_CONTEUDOS_DA_EDUCACAO_FISICA_uma_alternativa_a_BNCC. Acesso em: 20 ago. 2020.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. 2009. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set/dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394. Brasília, 20 de dezembro. MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC /SEF, 1998.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – Laccos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
COSTA, F. A.. Para uma definição de metas de aprendizagem na área das TIC em Portugal. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-12, abr. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5638. Acesso em: 15 set. 2020.
DARIDO, S. C.. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 51-75, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41549/1/01d19t03.pdf. Acesso em: 13 maio 2020.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 set. 2020.
FERREIRA, A. F. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de educação física escolar pautadas no currículo do Estado de São Paulo. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
FRAIHA, A. L. G. TIC nas aulas de Educação Física: para ensinar basquetebol. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Leitura).
_________. Extensão ou comunicação? ePub. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.
GODOY, C.; et al. A (in) disciplina escolar nas perspectivas de Piaget, Winnicott e Vygotsky. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 23, n. 72, p. 241-247, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 jul. 2020.
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
KENSKI, V. M. Novas Tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Informática Educativa UNIANDES-LIDIE, v. 12, n. 1, p. 35-52, 1999. Disponível em: http://rie.uniandes.edu.co/LinkClick.aspx?fileticket=l5i2Ooddpys%3D&tabid=439&mid=1385&forcedownload=true=%3C!--3.%20Art%20VK%20Vol%2012-1.pdf--%3E%3Ca%20href=%22/LinkClick.aspx?fileticket=l5i2Ooddpys%3D&tabid=439&mid=1385&forcedownload=true%22%20%20target=%22_blank%22%3E3.%20Art%20VK%20Vol%2012-1.pdf%3C/a%3E. Acesso em: 13 jul. 2020.
LAGOEIRO, J. B. M. O currículo de educação física na rede estadual paulista: concepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2012.
LEAL, V. M. M. As TIC como actividade de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: [ed.autor], 2009. 83 p. Trabalho de projecto não editado. Disponibilidade em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/841/2/PG-TIC-2009VitorLeal.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, L. V. M. de; et al. O trabalho docente na Educação a Distância: O uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. ATAS CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación, v. 1, p. 412-420, 2018.
MARTINS, R. M.; NOGUEIRA, P. H. S.; FERREIRA JÚNIOR, J. R. Dos PCN a BNCC: o que muda no jogo da educação física escolar? In: Álisson Hudson Veras Lima; Ana Paula Oliveira; José Natanael Nunes Pereira de Lima. (Org.). Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 97-115.
MILL, D. Gestão estratégica de sistemas de educação a distância no Brasil e em Portugal: a propósito da flexibilidade educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 131, p. 407-426, abr./jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00407.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.
MINAYO, M. C. S. de; COSTA, A. P. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, v. 40, p. 139-153, 2018. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: 21 jun. 2020.
NARDON, T. A. O uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos. 2017. 223 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PINO, A. A criança e seu meio: contribuição de Vygotsky ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicol. USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 741-756, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006. Acesso em: 5 set. 2020.
PIZANI, J.; et al. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 259-266, Sept. 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 set. 2020.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, n. 24, p. 63-90, set./dez. 2000. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/3993. Acesso em: 01 set. 2020.
PRENSKY, M. Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: https://marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
ROCHA, E. G. da; ZANOTTO, L. O basquetebol e a Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Física. In: GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; GONÇALVES, V.; MEIRINHOS, M.; PATRÍCIO, M. R.; RODERO, L.; SOUSA, J. S. P. C. (Org.). Atas da Conferência: V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança - Portugal, 2019, v. 5, p. 264-277.
TENÓRIO, J. G.; SILVA, C. L. da. O desinteresse dos estudante pelas aulas de educação física em uma escola de ensino público do estado de Mato Grosso. SALUSVITA, Bauru, v. 34, n. 1, p. 27-44, 2015. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v34_n1_2015_art_02.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.
UNESCO. Education in post-COVID world: Nine ideas for public action. United Nations Educational, Scientic and Cultural Organization, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373717/PDF/373717eng.pdf.multi. Acesso em: 03 jul. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).