ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLAR ESTADUAL PAULISTA
Abstract
Este estudo objetiva identificar as ferramentas tecnológicas e discutir os aspectos didático-pedagógicos do ensino remoto da Educação Física escolar em tempos de pandemia. A investigação de natureza descritivo-exploratória, referenciada na perspectiva da observação sistemática, foi organizada em três fases interligadas: seleção, observação-descrição e avaliação de aulas transmitidas pelo Centro de Mídias do Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstram que as ferramentas utilizadas foram: plataformas virtuais, tablets, celulares, slides e materiais considerados tradicionais às aulas de Educação Física. Os instrumentos foram recrutados em função do contexto de ensino e das estratégias didático-metodológicas eleitas pelos professores. Na análise das relações pedagógicas observa-se a centralidade docente nos processos de tematização dos elementos da cultura corporal e na eleição dos recursos, em acordo com as especificidades do conteúdo e meios disponíveis. A análise das relações entre estudantes-professor revela baixa efetividade da participação estudantil nas atividades síncronas. O estudo apresenta a dificuldade em promover o ensino da Educação Física em suas dimensões procedimental e atitudinal.
References
ALMEIDA, L.; FENSTERSEIFER, P. E. Indicativos para pensar uma proposta para a Educação Física escolar: da elaboração ao diálogo com a intervenção. Lúdica Pedagógica, v. 1, n. 28, 2017. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/9430. Acesso em: 19 maio de 2020.
ANTUNES, F. H. C.; et al. Um retrato da pesquisa brasileira em Educação Física escolar: 1999 – 2003. Motriz, Rio Claro, v. 11 n. 3 p. 179-184, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/11ELPa.pdf. Acesso: 20 jun. 2020.
BARACHO, A. F. O. de; GRIPP, F. J.; LIMA, M. R. de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 111-126, jan/mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n1/v34n1a09. Acesso em: 11 set. 2020.
BARROS, D. L. P. de. A complexidade discursiva na internet. Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 13-31, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/8028. Acesso em: 11 set. 2020.
BETTI, M. A cebola dos conteúdos da educação física. Apostila, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342672062_A_CEBOLA_DOS_CONTEUDOS_DA_EDUCACAO_FISICA_uma_alternativa_a_BNCC. Acesso em: 20 ago. 2020.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. 2009. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set/dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394. Brasília, 20 de dezembro. MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC /SEF, 1998.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – Laccos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
COSTA, F. A.. Para uma definição de metas de aprendizagem na área das TIC em Portugal. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-12, abr. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5638. Acesso em: 15 set. 2020.
DARIDO, S. C.. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 51-75, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41549/1/01d19t03.pdf. Acesso em: 13 maio 2020.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 set. 2020.
FERREIRA, A. F. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de educação física escolar pautadas no currículo do Estado de São Paulo. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
FRAIHA, A. L. G. TIC nas aulas de Educação Física: para ensinar basquetebol. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Leitura).
_________. Extensão ou comunicação? ePub. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.
GODOY, C.; et al. A (in) disciplina escolar nas perspectivas de Piaget, Winnicott e Vygotsky. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 23, n. 72, p. 241-247, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 jul. 2020.
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
KENSKI, V. M. Novas Tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Informática Educativa UNIANDES-LIDIE, v. 12, n. 1, p. 35-52, 1999. Disponível em: http://rie.uniandes.edu.co/LinkClick.aspx?fileticket=l5i2Ooddpys%3D&tabid=439&mid=1385&forcedownload=true=%3C!--3.%20Art%20VK%20Vol%2012-1.pdf--%3E%3Ca%20href=%22/LinkClick.aspx?fileticket=l5i2Ooddpys%3D&tabid=439&mid=1385&forcedownload=true%22%20%20target=%22_blank%22%3E3.%20Art%20VK%20Vol%2012-1.pdf%3C/a%3E. Acesso em: 13 jul. 2020.
LAGOEIRO, J. B. M. O currículo de educação física na rede estadual paulista: concepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2012.
LEAL, V. M. M. As TIC como actividade de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: [ed.autor], 2009. 83 p. Trabalho de projecto não editado. Disponibilidade em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/841/2/PG-TIC-2009VitorLeal.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, L. V. M. de; et al. O trabalho docente na Educação a Distância: O uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. ATAS CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación, v. 1, p. 412-420, 2018.
MARTINS, R. M.; NOGUEIRA, P. H. S.; FERREIRA JÚNIOR, J. R. Dos PCN a BNCC: o que muda no jogo da educação física escolar? In: Álisson Hudson Veras Lima; Ana Paula Oliveira; José Natanael Nunes Pereira de Lima. (Org.). Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 97-115.
MILL, D. Gestão estratégica de sistemas de educação a distância no Brasil e em Portugal: a propósito da flexibilidade educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 131, p. 407-426, abr./jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00407.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.
MINAYO, M. C. S. de; COSTA, A. P. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, v. 40, p. 139-153, 2018. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: 21 jun. 2020.
NARDON, T. A. O uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos. 2017. 223 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PINO, A. A criança e seu meio: contribuição de Vygotsky ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicol. USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 741-756, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006. Acesso em: 5 set. 2020.
PIZANI, J.; et al. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 259-266, Sept. 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 set. 2020.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, n. 24, p. 63-90, set./dez. 2000. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/3993. Acesso em: 01 set. 2020.
PRENSKY, M. Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: https://marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
ROCHA, E. G. da; ZANOTTO, L. O basquetebol e a Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Física. In: GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; GONÇALVES, V.; MEIRINHOS, M.; PATRÍCIO, M. R.; RODERO, L.; SOUSA, J. S. P. C. (Org.). Atas da Conferência: V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança - Portugal, 2019, v. 5, p. 264-277.
TENÓRIO, J. G.; SILVA, C. L. da. O desinteresse dos estudante pelas aulas de educação física em uma escola de ensino público do estado de Mato Grosso. SALUSVITA, Bauru, v. 34, n. 1, p. 27-44, 2015. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v34_n1_2015_art_02.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.
UNESCO. Education in post-COVID world: Nine ideas for public action. United Nations Educational, Scientic and Cultural Organization, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373717/PDF/373717eng.pdf.multi. Acesso em: 03 jul. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).