A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS AULAS NÃO-PRESENCIAIS – UMA SEGUNDA CRISE?

Palavras-chave: Educação Física. Educação. Crise.

Resumo

Este estudo traz consigo as inquietações educacionais de um momento de pandemia. Possui como objetivo central trazer uma reflexão sobre a Educação Física não-presencial, como também sobre novas possibilidades para ela. Como metodologia, utilizamos análises de documentos pertinentes para este período educacional. Assim, através de alguns apontamentos, compreendemos que a Educação Física remota traz um formato conteudista, com o propósito da manutenção de doutrinação corporal. Por este motivo, apontamos para a possibilidade de uma emergente crise da Educação, a segunda, para que um novo formato pedagógico seja dado para si mesma, com o intuito de fomentar a liberdade e autonomia dos corpos e das pessoas. Concluímos que este momento é crucial para os(as) professores(as) de Educação Física se apropriarem da ferramenta educacional que lhes cabe para a Educação Física se manter no novo cenário educacional que se aponta.

Biografia do Autor

Carla Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).  Professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

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Publicado
2022-03-03