A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS AULAS NÃO-PRESENCIAIS – UMA SEGUNDA CRISE?

Resumen

Este estudo traz consigo as inquietações educacionais de um momento de pandemia. Possui como objetivo central trazer uma reflexão sobre a Educação Física não-presencial, como também sobre novas possibilidades para ela. Como metodologia, utilizamos análises de documentos pertinentes para este período educacional. Assim, através de alguns apontamentos, compreendemos que a Educação Física remota traz um formato conteudista, com o propósito da manutenção de doutrinação corporal. Por este motivo, apontamos para a possibilidade de uma emergente crise da Educação, a segunda, para que um novo formato pedagógico seja dado para si mesma, com o intuito de fomentar a liberdade e autonomia dos corpos e das pessoas. Concluímos que este momento é crucial para os(as) professores(as) de Educação Física se apropriarem da ferramenta educacional que lhes cabe para a Educação Física se manter no novo cenário educacional que se aponta.

Biografía del autor/a

Carla Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).  Professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Citas

AMAPÁ. Diário oficial do Estado do Amapá, Macapá, AP, 03 abr. 2020. P. 10. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/292509899/doeap-03-04-2020-pg-10 Acesso em: 20 jul 2020.

AMAZONAS. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS. Resolução no 30/2020. Disponível em: <http://consed.org.br/media/download/5e78ba2dabd27.pdf> Acesso em: 02 maio 2020.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes, ano XIX, n48: 69- 88, 1999. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf> Acesso em: 03 maio 2020.

BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf> Acesso em: 04 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Tem dúvidas sobre o coronavírus?,2020a. Disponível em <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/Cartilha-Coronavirus-Informacoes-.pdf> Acesso em:02 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 343, de 17 de março de 2020b. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia no Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm> Acesso em: 20 jul 2020.

______. Conselho Nacional de Educação. Nota de Esclarecimento. 2020c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=142021-nota-de-esclarecimento-covid-19&category_slug=fevereiro-2020-pdf&Itemid=30192> Acesso em 02 maio 2020.

CANABARRO, Askery; TENPORIO, Elayne; MARTINS, Renato; MARTINS, Lais; BRITO, Samurai; CHAVES, Rafael. Data-Driven Study of the the COVID-19 Pandemic via Age-Structured Modelling and Prediction of the Health System Failure in Brazil amid Diverse Intervention Strategies.Medrxiv. Disponível em <https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.03.20052498v1.full.pdf> Acesso em: 02 maio 2020.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola – Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003

FREIRE, João Batista. Métodos de confinamento e engorda (como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...) In.: MOREIRA, Wagner Wey (org). Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. 14 ed. Campinas: Papirus, 2013

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GUALANO, Bruno; TINUCCI, Taís. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, p.37-43, dez. 2011 (N. esp). Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/05.pdf> Acesso em: 02 maio 2020.

GUERRIERO, Eliane Dolce. Os/As estudantes e a Educação Física no currículo da SEE/SP: seus olhares sobre o caderno do aluno. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais. Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/791/1/Eliane%20Dolce%20Guerriero.pdf> Acesso em: 23 julho 2020

MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo... e “mente”. Campinas: Papirus, 1986.

OLIVEIRA, Fabiane Lopes de. Educação transformada em EAD durante a pandemia: quem e o que está por trás dessa ação?. In AUGUSTO, Cristiane Brandão; SANTOS, Rogério Dultra dos. (Orgs) Pandemias e pandemônio o Brasil. São Paulo: TirantloBlanch, 2020.

RIO DE JANEIRO. CONSELHO DE PLANEJAMENTO. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Deliberação CEE no 376, de 23 de março de 2020. Disponível em: <http://www.cee.rj.gov.br/deliberacoes/D_2020-376.pdf> Acesso em: 02 maio 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SÃO PAULO. Resolução SEDUC, de 18 de março de 2020 – Homologado, com fundamento no § 1º do Artigo 9º, da lei 10.403, de 6 de julho de 1971, a deliberação CEE 177/2020. Disponível em: <https://decentro.educacao.sp.gov.br/resolucao-seduc-de-18-3-2020/> Acesso em: 02 maio 2020.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores associados, 2012.

SCHENEIDER, Alexandre. A educação pós coronavirus. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/alexandre-schneider/2020/04/a-educacao-pos-coronavirus.shtml> Acesso em: 03 maio 2020.

UNICEF. Unicef Brasil, 2020. Crianças e adolescentes estão mais expostos à violência doméstica durante a pandemia. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-e-adolescentes-estao-mais-expostos-a-violencia-domestica-durante-pandemia> Acesso em: 22 julho 2020.

ZAIDAN, Junia de Mattos; GALVÃO, Ana Carolina. Covid-19 e os abutres do setor educacional: s superexploração da força de trabalho escancarada. In AUGUSTO, Cristiane Brandão; SANTOS, Rogério Dultra dos. (Orgs) Pandemias e pandemônio o Brasil. São Paulo: TirantloBlanch, 2020.

Publicado
2022-03-03