FINANCIAMENTO, MERCANTILIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTUGUESA: PERSPECTIVAS DE IMPACTOS PÓS-PANDEMIA
Résumé
A economia e sua dimensão financeira ocupam visibilidade central nas problemáticas sociais e políticas, especialmente em momentos de crises. Assim como ocorrerá com diversos outros setores, o da educação será afetado pela escassez de recursos advinda da crise econômica que se seguirá à pandemia de Covid-19. Nesse artigo, suportado por uma revisão narrativa de literatura, objetiva-se prospectar possíveis impactos dessa pandemia no ensino superior português, principalmente no que se refere a seu financiamento e a sua democratização. A discussão aborda as repercussões já observadas na carreira docente de ensino superior portuguesa, como a intensificação e a precarização do trabalho devido à adoção do ensino remoto e ao retorno às aulas com medidas de distanciamento.
Références
CABRITO, Belmiro Gil. Financiamento do ensino superior: condição social e despesas de educação dos estudantes universitários em Portugal. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.
CABRITO, Belmiro Gil. O financiamento do ensino superior em Portugal: entre o Estado e o mercado. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 977-996, 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000300016
CABRITO, Belmiro Gil; CERDEIRA, Luísa; PATROCÍNIO, Tomás. Os estudantes de ensino superior, em Portugal: uma análise no período 1994-2011. Quem são? Quanto gastam? Como gastam? Que enquadramento no contexto europeu? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 3, p. 585-605, 2012. https://doi.org/10.21573/vol28n32012.39820
CASTELA, Tiago. Emprego académico. In: ––––––. Palavras para lá da pandemia: cem lados de uma crise. Organização José Reis. Coimbra: Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra, 2020. p. 57-57.
CERDEIRA, Luísa. O Financiamento do Ensino Superior Português: a partilha de custos. Coimbra/PT: Almedina, 2009.
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil. Custos dos Estudantes do Ensino Superior Português. Relatório CESTES 1. Para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superior. Orgs. CERDEIRA, Luísa; CABRITO Belmiro Gil; PATROCINIO, Tomás; MACHADO-TAYLOR, Lourdes.; BRITES, Rui. EDUCA, 2014. Lisboa, 2014.
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil; MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes; GOMES, Rui. A fuga de cérebros em Portugal: hipóteses explicativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 2, p. 409 – 418, 2015. https://doi.org/10.21573/vol31n22015.61736
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil; PATROCÍNIO, Tomás; MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes; BRITES, Rui; CURADO, Ana Paula; MANSO, Marta; DOUTOR, Catarina. Custos dos estudantes do ensino superior português - Relatório CESTES 2: Para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superior. Lisboa: Educa, 2018.
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil. O ensino superior em Portugal: evolução e potencialidades. Revista Humanidades e Inovação, v. 5, n. 8, p. 7-19, 2018.
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil. Democratização e acessibilidade no ensino superior em Portugal: mudanças recentes. Acta Scientiarum, v. 40, n. 1, e40632, 2018. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.40632
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil. Os professores do ensino superior público em Portugal: Uma carreira em perigo? Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 10, n. 1, p. 6-22, 2020.
GEMELLI, Catia Eli; CERDEIRA, Luísa. COVID-19: Impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. In: GUIMARÃES, L. V. M.; CARRETEIRO, T. C.; NASCIUTTI, J. R. Janelas da Pandemia. Belo Horizonte: Editora Instituto DH, 2020. p.115-124.
GEMELLI, Catia Eli; CLOSS, Lisiane Quadrado; FRAGA, Aline Mendonça. Multiformidade e pejotização: (Re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível. Revista Eletrônica de Administração, v. 26, n. 2, p. 409-438. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.289.101464
GRAÇA, Vasco. Sobre o financiamento da Educação: condicionantes globais e realidades nacionais. Rev. Lusófona de Educação, n. 13, p. 49-80, 2009.
GOMES, Rui. Educação e desigualdades. In: ––––––. Conhecimento, Ciência e Mercado. Organização José Reis. Coimbra: Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra, 2020. p. 56-56.
NASCIMENTO, Ana; CABRITO, Belmiro Gil. A autonomia do Ensino Superior Português entre a lei e a prática – estudo de caso múltiplo. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 45, p. 42-73, 2017. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12745
SOUSA, Sofia Branco. Academia e ética do cuidado. In: ––––––. Conhecimento, Ciência e Mercado. Organização José Reis. Coimbra: Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra, 2020. p. 33-33.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).