FINANCIAMENTO, MERCANTILIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTUGUESA: PERSPECTIVAS DE IMPACTOS PÓS-PANDEMIA

Palavras-chave: Educação Superior. Financiamento da Educação Superior. Democratização da Educação Superior. Mercantilização da Educação Superior. COVID-19.

Resumo

A economia e sua dimensão financeira ocupam visibilidade central nas problemáticas sociais e políticas, especialmente em momentos de crises. Assim como ocorrerá com diversos outros setores, o da educação será afetado pela escassez de recursos advinda da crise econômica que se seguirá à pandemia de Covid-19. Nesse artigo, suportado por uma revisão narrativa de literatura, objetiva-se prospectar possíveis impactos dessa pandemia no ensino superior português, principalmente no que se refere a seu financiamento e a sua democratização. A discussão aborda as repercussões já observadas na carreira docente de ensino superior portuguesa, como a intensificação e a precarização do trabalho devido à adoção do ensino remoto e ao retorno às aulas com medidas de distanciamento.

Biografia do Autor

Luísa Cerdeira, Instituto de Educação/Universidade de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Presidente da Assembleia Geral do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 

Belmiro Gil Cabrito, Instituto de Educação/Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.  Licenciado em Economia e Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Associado Aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

Catia Eli Gemelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutoramento intercalar pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora de Administração no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/ Câmpus Osório. 

Referências

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Publicado
2022-03-08