RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “NÓS PROPOMOS NO TOCANTINS EM 2017”: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ PARA O PROTAGONISMO DOS JOVENS NA VIDA COMUNITÁRIA E POLÍTICA

Palavras-chave: Cidadania. Espaços urbanos sustentáveis. Extensão universitária. Participação política de jovens.

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência visando apresentar as atividades desenvolvidas em 2017 pelo projeto Nós Propomos no Tocantins, como proposta de educação cidadã para o protagonismo dos jovens na vida comunitária e política no município de Palmas, Tocantins. A metodologia, com abordagem quantitativa e qualitativa, ancorou-se na pesquisa-ação, que analisou a implementação dessa ferramenta no âmbito de seis escolas públicas deste município. Os resultados indicaram que a inserção dessa plataforma no âmbito das escolas públicas de ensino médio via transversal otimiza a educação cidadã por despertar nos jovens a participação na vida comunitária e política, de forma a pensar e colaborar no planejamento local, por uma cidade mais acolhedora, humanizada e sustentável. Conclui-se que as parcerias intersetoriais, especialmente entre gestores públicos, universidades, escolas públicas e sociedade, podem contribuir para o acesso de todos ao direito à cidade, ao bem-estar social e ao desenvolvimento urbano sustentável.

Biografia do Autor

Maria da Vitoria Costa e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT). Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). 

Tatiana de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT). 

Referências

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Publicado
2021-10-14