RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “NÓS PROPOMOS NO TOCANTINS EM 2017”: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ PARA O PROTAGONISMO DOS JOVENS NA VIDA COMUNITÁRIA E POLÍTICA
Abstract
Este artigo trata de um relato de experiência visando apresentar as atividades desenvolvidas em 2017 pelo projeto Nós Propomos no Tocantins, como proposta de educação cidadã para o protagonismo dos jovens na vida comunitária e política no município de Palmas, Tocantins. A metodologia, com abordagem quantitativa e qualitativa, ancorou-se na pesquisa-ação, que analisou a implementação dessa ferramenta no âmbito de seis escolas públicas deste município. Os resultados indicaram que a inserção dessa plataforma no âmbito das escolas públicas de ensino médio via transversal otimiza a educação cidadã por despertar nos jovens a participação na vida comunitária e política, de forma a pensar e colaborar no planejamento local, por uma cidade mais acolhedora, humanizada e sustentável. Conclui-se que as parcerias intersetoriais, especialmente entre gestores públicos, universidades, escolas públicas e sociedade, podem contribuir para o acesso de todos ao direito à cidade, ao bem-estar social e ao desenvolvimento urbano sustentável.
References
BAZOLLI, J.A; NUNES, Sérgio Claudino L.; SILVA, Maria da Vitoria Costa e; VIANA, Sandra Franklin Rocha e SILVA, Wainesten Camargo. (Coords.). A extensão universitária como indutora à cidadania: a experiência do “Nós propomos”. Palmas: EDUFT, 2017.
BAZOLLI, J. A.; OLIVEIRA, Mariela Cristina Ayres de; SOUSA, Tatyana Oliveira (Coords.). O papel da extensão universitária como indutora da participação social: Palmas Participa! Palmas: EDUFT, 2017.
BAZOLLI, J. A.; SILVA, Maria da Vitoria da Costa e; SOUSA, Tatyana Oliveira. Extensão universitária de participação social não formal: contribuição de estudantes do ensino médio. Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa (UFMA). São Luís, v. 27, n. 1, jan./mar., 2020. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa>. Acesso em 8 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Disponível em:
________. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Org. do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. (Série Legislação Brasileira).
________. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da cidade. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes da política urbana e dá outras providências. Disponível em:
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.
MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias. In: A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva & Jeanne Sawaya. 4. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF:UNESCO, 2001.
________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reforma o pensamento. Tradução Eloá Jacobina; 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
________. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
SANCHES, Jussara Romero. O direito à cidade. Revista do Direito Público, Londrina, v. 12, n. 1, p.318-321, abr. 2017. DOI: 10.5433/24122-107817-1X.2017v17n1p318. ISSN: 1980-511X.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. Edição 63. Editora: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2002, p. 237-280.
________. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 31, n. 3, p. 443-466, Dec. 2005 . Available from
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).