RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “NÓS PROPOMOS NO TOCANTINS EM 2017”: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ PARA O PROTAGONISMO DOS JOVENS NA VIDA COMUNITÁRIA E POLÍTICA

Abstract

Este artigo trata de um relato de experiência visando apresentar as atividades desenvolvidas em 2017 pelo projeto Nós Propomos no Tocantins, como proposta de educação cidadã para o protagonismo dos jovens na vida comunitária e política no município de Palmas, Tocantins. A metodologia, com abordagem quantitativa e qualitativa, ancorou-se na pesquisa-ação, que analisou a implementação dessa ferramenta no âmbito de seis escolas públicas deste município. Os resultados indicaram que a inserção dessa plataforma no âmbito das escolas públicas de ensino médio via transversal otimiza a educação cidadã por despertar nos jovens a participação na vida comunitária e política, de forma a pensar e colaborar no planejamento local, por uma cidade mais acolhedora, humanizada e sustentável. Conclui-se que as parcerias intersetoriais, especialmente entre gestores públicos, universidades, escolas públicas e sociedade, podem contribuir para o acesso de todos ao direito à cidade, ao bem-estar social e ao desenvolvimento urbano sustentável.

Author Biographies

Maria da Vitoria Costa e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT). Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). 

Tatiana de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT). 

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Published
2021-10-14