RAZÃO E EDUCAÇÃO PRÁTICA EM KANT: A FORMAÇÃO HUMANA COMO PRESSUPOSTO PARA O ENFRENTAMENTO DAS ADVERSIDADES

  • Renata Cristina Lopes Andrade Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Palavras-chave: Formação Humana. Razão Prática. Educação Prática. Kant.

Resumo

Pretendemos com este artigo, de caráter teórico-filosófico, expor e refletir sobre a formação humana junto da Filosofia Prática de Immanuel Kant, particularmente, resgatando dois conceitos, a saber: razão e educação prática. A educação prática kantiana pode contribuir com a reflexão acerca da formação humana na atualidade? Contemplando essa questão, oferecemos, neste artigo, o entendimento do projeto de razão e de educação prática de Kant, com a aposta de que a formação humana, a formação da humanidade do ser humano, possa ser um caminho seguro para o enfrentamento das adversidades humanas, sociais, pandêmicas, ambientais (...). Trazemos o estudo teórico para compreender, orientar e, quem sabe, promover a realidade, em particular as realidades educacionais e formativas, o que significa a oportunidade do pensamento para compreender e transformar o presente.

Biografia do Autor

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista  (Unesp/Campus de Marília). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisas: “Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade/GEPEES”, “Desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescente”, “Formação de Professores e Práticas Educativas/NUFOPE” e “Trabalho, Educação e Docência/GTED”.

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Publicado
2022-06-24