ELEMENTOS PARA (RE)PENSAR INOVAÇÃO EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA ESCOLA BÁSICA

Résumé

O presente texto objetiva debater o conceito de Inovação Educacional questionando sua neutralidade e propondo-se a contribuir com o processo de compreensão e ressignificação de seu sentido para além da visão neoliberal hegemônica na atualidade. A pesquisa bibliográfica on line e o uso de textos do acervo pessoal do autor constituíram-se na base das informações que sustentaram as argumentações realizadas. Conclui-se que os sujeitos educacionais podem ter posturas conservadoras e aceitar aquilo que está instituído como normal; mas também podem ser inovadores conjunturais e realizar mudanças sentidas, mormente, no contexto intramuros da escola; ou podem promover ou criar as condições objetivas para a promoção de transformações radicais dos processos formativos com vistas a mudanças sociais profundas e, neste caso, configurar-se como inovação educacional estrutural.

Biographie de l'auteur

José Bittencourt da silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-Doutorado em Educação, Doutorado em Ciências Ambientais, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, Especialização em Ciência Política, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais. Atua como Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-NEB, Universidade Federal do Pará-UFPA.

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Publiée
2021-10-18