A CONCEPÇÃO DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA RESOLUÇÃO CNE/CP NO 2 DE 2019: IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA

Résumé

Este artigo objetiva analisar a concepção de organização curricular proposta na Resolução CNE/CP no 2 de 2019 e suas implicações para a docência. A escrita resulta de pesquisa bibliográfica e documental. Ancorou-se em autores como: Macedo (2002), Dias e Lopes (2003), Martins (2010), Saviani (2008), Facci (2004) e Ramos (2001); tem como foco a Resolução CNE/CP no 2/2019 seu anexo BNC-Formação, e o Parecer CNE/CP no 22 de 2019. A centralidade das competências na organização curricular dos cursos de formação inicial de professores reduziu as dimensões teórica, política, ética, estética e social dos cursos de formação de professores e ampliou a importância da prática. Essa mudança faz parte de um projeto de desenvolvimento econômico ajustado aos interesses do capital, cuja finalidade é o aligeiramento da formação para inserção no mercado de trabalho.

Bibliographies de l'auteur

Cleide Carvalho de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Pará. 

Jackson Vitor de Freitas Ferreira , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduando em Pedagogia. Universidade Federal do Pará. 

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Publiée
2022-03-08