O PROEJA E A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O CASO DO IFNMG

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Institutos Federais. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Resumo

Este estudo de caso toma por objeto os programas de EJA do IFNMG, presente em uma região com registros históricos de baixa alfabetização. Os dados analisados envolvem, principalmente: a legislação concernente à oferta de EJA e a que embasa a atuação dos Institutos Federais; informações publicizadas no portal do IFNMG; a posição de pesquisadores brasileiros acerca das características da EJA e das função dos Institutos Federais na educação brasileira; e observações realizadas pelos pesquisadores. Os dados indicam uma oferta paupérrima de cursos na modalidade EJA, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, principalmente devido à baixa procura da comunidade, e ainda mostram que essa baixa demanda se dá, especialmente, por questões infraestruturais. Os resultados, porém, não apontam para um deserto: ainda que os problemas que afetam a proposição de cursos na modalidade EJA pelo IFNMG tenham relação direta com problemas comuns à sociedade brasileira, é possível contorná-los para efetivar tal oferta.

Biografia do Autor

Igor de Oliveira Costa, Colégio Militar de Juiz de Fora

Doutor em Linguística (UFJF). Mestrado em Linguística. Especializações em Ensino de Língua Portuguesa e em Supervisão e Inspeção Escolar e mestrado em Linguística. Graduação em Letras Português/Inglês. Professor de Inglês/Português do Colégio Militar de Juiz de Fora.

João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutorando em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016).  Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2015). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Professor Efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2013.  

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Inovação Tecnológica (UFMG). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017) e Especialista em Docência na Educação Profissional pela FAVENI (2019). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). Professor efetivo EBTT do IFNMG campus Araçuaí (MG). 

 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos