A FEITURA DA PESQUISA COLABORATIVA: MAPEAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ
Résumé
Este artigo discute acerca de um mapeamento das ações de uma pesquisa colaborativa realizada em uma escola municipal da cidade de Maceió. Assim, trazemos como fundamentação teórica os autores Bagno (2006), Freire (2007) Geraldi (1994), Ibiapina (2008) e Koch (2009). Com base no mapeamento realizado, foi possível visualizar a memória das aulas (realizada pela professora) da 1ª etapa da pesquisa na escola, como também os encontros/ações da 2ª etapa da pesquisa nessa escola em tela. E isso terminou por suscitar um interesse epistemológico que tanto diz respeito ao tempo destinado à formação de professores, bem como uma preocupação com os encontros/ações que tecem a pesquisa colaborativa. Diante disto, essa pesquisa indicou novas reflexões sobre os sujeitos da EJA. Ou seja, buscou oferecer subsídios teóricos e práticos para repensar colaborativamente o ensino de leitura, bem como o próprio sentido da leitura, na busca de uma consciência crítica.
Références
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
___________.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.
___________. Educação e mudança. 30a ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREITAS, M. L. Q. E.RIBEIRO, N.N.A. (2014). Pesquisa Colaborativa: a (per) feição de uma nova pesquisa na Educação de Jovens e Adultos e a implicação dos sujeitos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 22 (64). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n64.2014. Dossiê Educação de Jovens e Adultos.
IBIAPINA, Ivana M. L. de M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.136p.
GERALDI, J. W.Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KAUFMAN, A.M. & RODRIGUES, M.H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, A.B.; MORAES, S.E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender:os sentidos do texto. 2.ed., - São Paulo: Contexto, 2009.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro. São Paulo: UNICAMP, 1994.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).