A FEITURA DA PESQUISA COLABORATIVA: MAPEAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa Colaborativa. Leitura.

Resumo

Este artigo discute acerca de um mapeamento das ações de uma pesquisa colaborativa realizada em uma escola municipal da cidade de Maceió. Assim, trazemos como fundamentação teórica os autores Bagno (2006), Freire (2007) Geraldi (1994), Ibiapina (2008) e Koch (2009). Com base no mapeamento realizado, foi possível visualizar a memória das aulas (realizada pela professora) da 1ª etapa da pesquisa na escola, como também os encontros/ações da 2ª etapa da pesquisa nessa escola em tela. E isso terminou por suscitar um interesse epistemológico que tanto diz respeito ao tempo destinado à formação de professores, bem como uma preocupação com os encontros/ações que tecem a pesquisa colaborativa. Diante disto, essa pesquisa indicou novas reflexões sobre os sujeitos da EJA. Ou seja, buscou oferecer subsídios teóricos e práticos para repensar colaborativamente o ensino de leitura, bem como o próprio sentido da leitura, na busca de uma consciência crítica.

Biografia do Autor

Reinaldo Batista dos Santos, UFAL

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas – (PPGE/UFAL). 

Simone Natividade Santos, UFAL

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em linguística e literatura na Universidade Federal de Alagoas – (PPGLL/UFAL). 

Referências

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Publicado
2021-07-22