A FEITURA DA PESQUISA COLABORATIVA: MAPEAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ
Abstract
Este artigo discute acerca de um mapeamento das ações de uma pesquisa colaborativa realizada em uma escola municipal da cidade de Maceió. Assim, trazemos como fundamentação teórica os autores Bagno (2006), Freire (2007) Geraldi (1994), Ibiapina (2008) e Koch (2009). Com base no mapeamento realizado, foi possível visualizar a memória das aulas (realizada pela professora) da 1ª etapa da pesquisa na escola, como também os encontros/ações da 2ª etapa da pesquisa nessa escola em tela. E isso terminou por suscitar um interesse epistemológico que tanto diz respeito ao tempo destinado à formação de professores, bem como uma preocupação com os encontros/ações que tecem a pesquisa colaborativa. Diante disto, essa pesquisa indicou novas reflexões sobre os sujeitos da EJA. Ou seja, buscou oferecer subsídios teóricos e práticos para repensar colaborativamente o ensino de leitura, bem como o próprio sentido da leitura, na busca de uma consciência crítica.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
___________.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.
___________. Educação e mudança. 30a ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREITAS, M. L. Q. E.RIBEIRO, N.N.A. (2014). Pesquisa Colaborativa: a (per) feição de uma nova pesquisa na Educação de Jovens e Adultos e a implicação dos sujeitos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 22 (64). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n64.2014. Dossiê Educação de Jovens e Adultos.
IBIAPINA, Ivana M. L. de M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.136p.
GERALDI, J. W.Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KAUFMAN, A.M. & RODRIGUES, M.H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, A.B.; MORAES, S.E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender:os sentidos do texto. 2.ed., - São Paulo: Contexto, 2009.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro. São Paulo: UNICAMP, 1994.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).