METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM ENFERMAGEM NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Résumé
Este artigo tem como objetivo identificar as metodologias ativas utilizadas em cursos de graduação de enfermagem no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Cujo levantamento dos artigos científicos foi realizado a partir da busca eletrônica na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), publicados entre os anos de 2010 a 2020. De acordo com o resultado encontrado, pode-se observar que a metodologia lúdica foi a mais utilizada entre as metodologias ativas aplicadas pelos docentes do curso de enfermagem, bem como, foram constatadas também outras metodologias ativas especificamente: metodologia da problematização, metodologia utilizando tecnologias digitais, metodologia dialógica, portfólios, estudo de caso e caso clínico. O resultado desse estudo possibilitou identificar a pluralidade das metodologias ativas no curso de enfermagem. Este estudo, ainda, viabiliza incentivar docentes para a prática de metodologias ativas no ensino, possibilitando favorecer o processo de aprendizagem e o reconhecimento do professor como agente transformador através da educação.
Références
ALVIM, Neide Aparecida Titonelli; FERREIRA, Márcia de Assunção. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto contexto - enferm. Florianópolis, nº. 2, 2007. Disponibilidade l em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010407072007000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em:02 jul. 2020.
BERTONI, Fabiana; PIRES, Matheus. Análise Da Aplicação Dos Métodos PBL E Tradicional No Ensino De Inteligência Artificial. In: Anais Da XIX Escola Regional De Computação Bahia, Alagoas E Sergipe. SBC, 2019. P. 439-448. Disponibilidade em:< https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/view/9006/8907 >. Acesso em: 02 jul. 2020.
BORGES, Fernanda Ribeiro et al. Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários. Rev Rene, Fortaleza, n.º 1, 2017. Disponibilidade em:<http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229>. Acesso em: 01 jul. 2020.
BRASIL. Ministério Da Educação E Cultura. Diretrizes Curriculares – Cursos De Graduação. 2018. Disponibilidade Em: <Http://Portal.Mec.Gov.Br/Conselho-Nacional-De-Educacao/Atos-Normativos--Sumulas-Pareceres-E-Resolucoes?Id=12991> . Acesso Em: 06 Jul 2020.
BRIGHENTI,Josiane; BIAVATTI,Vania Tanira; DE SOUZA, Taciana Rodrigues. Metodologias De Ensino-aprendizagem: Uma Abordagem Sob A Percepção Dos Alunos. Revista GUAL, Florianópolis, n.º 3, 2015. Apud: NÉRICE, I. G. Didática geral dinâmica. 10 ed., São Paulo: Atlas, 1987. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n3p281/30483>. Acessado em: 02 jul. 2020.
CELESTINO, Lázaro Clarindo et al. Metodologias Ativas de Ensino aprendizagem na formação de Enfermeiros. Revista Artigos.Com, v. 17, 2020. Disponibilidade em:< https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/3503/2044>. Acesso em: 01 jul. 2020.
COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington de. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, n. 2, 2018. Disponibilidade em:< https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910/0 >.Acesso em: 31 jun. 2020.
COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enfermagem. São Paulo, n.º 02, 2010. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000200017 >. Acesso em:02 jul. 2020.
DA SILVA, Rudval Souza et al. Estudo de Caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em Enfermagem. Revista Cuidarte, Bucaramanga, n. 2, 2014. Disponibilidade em: <http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v5n1/v5n1a04.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2020.
DALCÓL, Camila et al. Competência em comunicação e estratégias de ensino-aprendizagem: percepção dos estudantes de enfermagem. Cogitare Enferm, Curitiba, n. 3, 2018. Disponibilidade em: <http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/sites/28/2018/08/53743-239400-1-PB.pd f>. Acesso em: 31 jun. 2020.
DE OLIVEIRA COSTA, Raphael Raniere et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espaço para a Saúde. Curitiba, n.º 1, 2015. Disponibilidade em: <http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/418>. Acesso em: 06 jul. 2020.
DE OLIVEIRA, Paula Vicente; FURTADO, Gilmara Moreno. Metodologias ativas: portfólio reflexivo. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, nº. 5, 2019. Disponibilidade em: <http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/465> . Acesso em: 03 jul. 2020.
DOS SANTOS, Ana Dulce Batista et al. Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, n.º 3, 2014. Disponibilidade em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416>. Acesso em: 04 jul. 2020.
EHMKE, D. P., GARCES, S. B. B., MISTURA, C., HAMMARSTROM DOBLER, G., SILVA, A. F., DIAS, C. O portfólio reflexivo enquanto metodologia ativa no ensino-aprendizagem de enfermagem: um relato de experiência discente. In: Seminário Internacional De Educação No Mercosul. Anais. Rio Grande do Sul. 2018.
GALDINO, Simone Vasconcelos et al. Revisão narrativa sobre a gestão da informação e informática em saúde no SUS. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. n.º 1, Brasília, 2016. Disponibilidade em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3570>. Acesso em: 04 jul. 2020.
JURADO, S. R., VIDAL, V. G. A., SILVA, A. V. D., MOREIRA, A. D. S., BASSLER, T. C., & SANCHEZ, A.(2019). Metodologias Ativas No Ensino De Estudantes De Enfermagem: Uma Revisão Sistemática. Nursing, Säo Paulo, 3457-3464. Disponibilidade em: <http://www.revistanursing.com.br/revistas/259/pg99.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2020.
LUBACHEWSKI. Gesseca Camara; CERUTTI, Elisabete; DA SILVA, Alexandre. Aprendizagem ativa e tecnologias digitais: caminhos para potencializar as aprendizagens dos alunos no ensino superior. Editora: PUCRS. 2018. Disponibilidade em: <https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/81.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2020.
MAIA, Evanira Rodrigues et al. Validação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da saúde alimentar infantil. Revista de Nutrição, Campinas, n.º 1, 2012. Disponibilidade em: <. Acesso em: 06 jul. 2020.
MANCINI, Marisa Cotta; SAMPAIO, Rosana Ferreira. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Revista Brasileira Fisioterapia, n.º 4, São Carlos, 2006. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552006000400001>. Acesso em: 03 de jul. 2020.
MELO, Renata dos Anjos. A educação superior e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma análise a partir da educação sociocomunitária. Orientador: Maria Luisa Amorim Costa Bissoto. 2017. 176 P. Tese (Dissertação de Mestrado Em Educação) - Centro Universitário Salesiano De São Paulo, Americana, 2017. Disponibilidade em: <Https://Unisal.Br/Wp-Content/Uploads/2018/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Renata-Dos-Anjos-Melo.Pdf.> Acesso em: 6 Jul. 2020
MENEZES-RODRIGUES, Francisco Sandro et al. Vantagens da utilização do Método de Aprendizagem Baseada em Problemas (MAPB) em cursos de graduação na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, n. 2, 2019. Disponibilidade em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660>. Acesso em: 06 jul. 2020.
MONTEIRO, E. M. L. M., VIEIRA, N. F. C. Educação em saúde a partir de cír Educação em saúde a partir de círculos de cultura. Rev Bras Enferm, Brasília Maio. 2010. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a08v63n3.pdf >. Acessado em: 28 jun. 2020.
online. Rio de Janeiro, 2020. Disponibilidade em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/issue/view/380/showToc>. Acesso em: 05 jul 2020.
Paiva, M. R. F., Parente, J. R. F., Brandão, I. R., Queiroz, A. H. B. metodologías activas de enseñanza-aprendizaje: revisión integradora. sanare, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. - 2016. Disponibilidade em:<https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/viewFile/1049/595>. Acesso em: 29 jun. 2020.
PENA, Alexandra Coelho; NUNES, Maria Fernanda Rezende e KRAMER, Sônia. Formação humana, visão de mundo, diálogo e educação: a atualidade de Paulo Freire e Martin Buber. Educação em Revista. Belo Horizonte. n.º 34. 2018. Disponibilidade em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982018000100113&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 05 jul. 2020.
RIBEIRO, Kátia Regina Barros et. al. A Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação. Rev. pesq.: cuidado é fundamental
SANTOS FILHO, Serafim Barbosa. Métodos de ensino-aprendizagem na prática docente em enfermagem: abordagens problematizadoras em disciplinas de Saúde Coletiva. Revista Min. Enferm. REME, Belo Horizonte, n.º 8, 2004. Disponibilidade em:< http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v8n3/11.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2020.
SEBOLD, Luciara Fabiane et al,. Metodologias ativas: uma inovação a disciplina de fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, n.º 4, 2010. Disponibilidade em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20381>. Acesso em: 04 jul. 2020.
Seminário Internacional De Educação No Mercosul. 2018. Anais. Rio Grande do Sul. Disponibilidade em: < https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2018/6%20-%20I%20Semin%C3%A1rio%20de%20Pr%C3%A1ticas%20Socioculturais/Trabalhos%20Completos/O%20PORTF%C3%93LIO%20REFLEXIVO%20ENQUANTO%20METODOLOGIA%20ATIVA%20NO%20ENSINO-APRENDIZAGEM%20DE%20ENFERMAGEM%20-.pdf >. Acesso Em: 05 Jul. 2020.
SILVA, Andreza Regina Lopes, BIEGIND, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio; Metodologia ativa na educação. Pimenta Cultural, São Paulo, 2017. 150p. Disponibilidade em: <Https://Www.Uniavan.Edu.Br/Uploads/Arquivo/Abqkihrq5.Pdf.> Acesso em: 06 Jul 2020.
WATERKEMPER, Roberta; DO PRADO, Marta Lenise. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Avances en enfermería, Bogotá, nº. 2, 2011. Disponibilidade em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-45002011000200003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 05 jul. 2020.
WINTERS, Joanara Rozane da Fontoura et al. Formação dialógica e participativa na enfermagem: Contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos. Revista Min. Enferm. REME, Belo Horizonte, 2017. Disponibilidade em: <https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1205>. Acesso em: 03 jul. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).