USABILIDADE DO SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS (SIPAC) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Résumé

A presente investigação analisa a usabilidade do SIPAC pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da utilização do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), contextualizando a importância instrumental das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos Sistemas de Informação (SI) para a gestão e para o modelo gerencial de administração implementado com a Reforma Administrativa do Estado no Brasil. O artigo é de cunho exploratório e descritivo, utilizando-se o levantamento bibliográfico e documental, o método quantitativo, com uma amostra de 104 Técnico-Administrativos, com a aplicação de questionários. Identificou-se que a implantação do SIPAC ainda se encontra em andamento. A usabilidade do sistema foi testada por meio de uma análise estatística (SPSS) e os resultados mostraram que a percepção de utilidade influenciou na atitude dos usuários do sistema, assim como a percepção de facilidade. Observou-se, que a maioria dos usuários não soube responder os quesitos da percepção sobre treinamento, sugerindo que a capacitação dos usuários foi deficiente. Esta pesquisa contribuiu, com o diagnóstico da usabilidade do sistema SIPAC na UFPB, demonstrando que o sistema se encontra em uso, porém, com uma usabilidade limitada, na perspectiva da aplicação do TAM.

Bibliographies de l'auteur

Ítalo Martins de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (UFPB), Especialista em Controladoria para Gestão Pública e Terceiro Setor (UFRN), Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (UFPB), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB). Atualmente é Contador na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba. 

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática e Emérita Carlinda Leite. Doutora em Educação (UFPB), Mestra em Administração (UFPB), Bacharela em Ciências Contábeis (UFPB), Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD). Atualmente é Professora Associada III do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB, João Pessoa, Paraíba. 

Références

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Publiée
2021-10-14