USABILIDADE DO SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS (SIPAC) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumen

A presente investigação analisa a usabilidade do SIPAC pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da utilização do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), contextualizando a importância instrumental das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos Sistemas de Informação (SI) para a gestão e para o modelo gerencial de administração implementado com a Reforma Administrativa do Estado no Brasil. O artigo é de cunho exploratório e descritivo, utilizando-se o levantamento bibliográfico e documental, o método quantitativo, com uma amostra de 104 Técnico-Administrativos, com a aplicação de questionários. Identificou-se que a implantação do SIPAC ainda se encontra em andamento. A usabilidade do sistema foi testada por meio de uma análise estatística (SPSS) e os resultados mostraram que a percepção de utilidade influenciou na atitude dos usuários do sistema, assim como a percepção de facilidade. Observou-se, que a maioria dos usuários não soube responder os quesitos da percepção sobre treinamento, sugerindo que a capacitação dos usuários foi deficiente. Esta pesquisa contribuiu, com o diagnóstico da usabilidade do sistema SIPAC na UFPB, demonstrando que o sistema se encontra em uso, porém, com uma usabilidade limitada, na perspectiva da aplicação do TAM.

Biografía del autor/a

Ítalo Martins de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (UFPB), Especialista em Controladoria para Gestão Pública e Terceiro Setor (UFRN), Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (UFPB), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB). Atualmente é Contador na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba. 

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática e Emérita Carlinda Leite. Doutora em Educação (UFPB), Mestra em Administração (UFPB), Bacharela em Ciências Contábeis (UFPB), Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD). Atualmente é Professora Associada III do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB, João Pessoa, Paraíba. 

Citas

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Publicado
2021-10-14