POSSIBILIDADES DE LEITURA DO CURTA-METRAGEM: “OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MODESTO MÁXIMO” E A QUESTÃO DO ENSINO

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo, numa posição discursiva, a partir da Análise de Discurso compreender gestos de interpretação possibilitando novas experiências e perspectivas com relação à linguagem audiovisual com o uso do curta-metragem “Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo” de Willian Joyce, valorizando os aspectos culturais e ideológicos. Nesse contexto, utilizaremos a teoria da Análise de Discurso de linha francesa para entender como funciona esse processo de construção do texto no curta-metragem. Para essa representação, foi traçado um viés teórico-conceitual dos estudos discursivos de Pêcheux (1990), Orlandi (1996), Coraccini (1995) e Indursky (2001). Dessa forma, norteado pelo viés teórico da Análise de Discurso, o corpus é constituído por recortes de imagens por meio das quais se pretende analisar uma das suas múltiplas significações na construção e produção de efeitos de sentidos. A partir da análise discursiva realizada, buscamos compreender se o curta-metragem é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do sujeito, desenvolvendo habilidades de leitura interpretativa e crítica ou é apenas um material de entretenimento, que deixa escapar, pela linguagem, seu posicionamento no discurso.  

Bibliographies de l'auteur

Alcinei Antonio Peres, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS)

Graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)

Doutora em Letras. Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Professora de Língua Portuguesa e Práticas de Ensino da UFFS- Campus de Cerro Largo , líder do Grupo de Pesquisa GEPETEC.  

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Publiée
2021-12-16
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Artigos