POSSIBILIDADES DE LEITURA DO CURTA-METRAGEM: “OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MODESTO MÁXIMO” E A QUESTÃO DO ENSINO
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo, numa posição discursiva, a partir da Análise de Discurso compreender gestos de interpretação possibilitando novas experiências e perspectivas com relação à linguagem audiovisual com o uso do curta-metragem “Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo” de Willian Joyce, valorizando os aspectos culturais e ideológicos. Nesse contexto, utilizaremos a teoria da Análise de Discurso de linha francesa para entender como funciona esse processo de construção do texto no curta-metragem. Para essa representação, foi traçado um viés teórico-conceitual dos estudos discursivos de Pêcheux (1990), Orlandi (1996), Coraccini (1995) e Indursky (2001). Dessa forma, norteado pelo viés teórico da Análise de Discurso, o corpus é constituído por recortes de imagens por meio das quais se pretende analisar uma das suas múltiplas significações na construção e produção de efeitos de sentidos. A partir da análise discursiva realizada, buscamos compreender se o curta-metragem é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do sujeito, desenvolvendo habilidades de leitura interpretativa e crítica ou é apenas um material de entretenimento, que deixa escapar, pela linguagem, seu posicionamento no discurso.
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