A PANDEMIA E O TRABALHO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Résumé
O presente trabalho aborda a realidade da Educação durante o distanciamento social, efeito da pandemia de Covid-19, envolvendo a visão da docência, através da atividade do ensino remoto e toda demanda de trabalho domiciliar do ensino privado. Na condição de tema de estudo continuado e vinculando-o a uma postura ética frente à instituição envolvida com esse problema, assim como outras que congregam dos mesmos itinerários, formou-se um corpus cujo recorte pudesse abranger o cotidiano da professora-pesquisadora envolvida na pesquisa. O intuito é a busca pela identificação de aspectos que possam estar relacionados à temática do trabalho remoto, com a eliminação dos equívocos com as modalidades do homeschooling ou com a Educação a Distância (EaD). Pretende-se mostrar como é mantido o vínculo com os estudantes, superando os desafios que o ambiente virtual possa apresentar, com softwares e plataformas digitais cada vez mais inovadoras, até então desconhecidas para muitos.
Références
Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Terceira versão. Recuperado de
FERRARO, José Luis. A pandemia e o homeschooling. Matinal News. Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em:
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Elaine. Por um novo conceito e paradigma de educação digital oflife. Revista UFG, v. 20, 2020.
SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).