A PANDEMIA E O TRABALHO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O presente trabalho aborda a realidade da Educação durante o distanciamento social, efeito da pandemia de Covid-19, envolvendo a visão da docência, através da atividade do ensino remoto e toda demanda de trabalho domiciliar do ensino privado. Na condição de tema de estudo continuado e vinculando-o a uma postura ética frente à instituição envolvida com esse problema, assim como outras que congregam dos mesmos itinerários, formou-se um corpus cujo recorte pudesse abranger o cotidiano da professora-pesquisadora envolvida na pesquisa. O intuito é a busca pela identificação de aspectos que possam estar relacionados à temática do trabalho remoto, com a eliminação dos equívocos com as modalidades do homeschooling ou com a Educação a Distância (EaD). Pretende-se mostrar como é mantido o vínculo com os estudantes, superando os desafios que o ambiente virtual possa apresentar, com softwares e plataformas digitais cada vez mais inovadoras, até então desconhecidas para muitos.
References
Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Terceira versão. Recuperado de
FERRARO, José Luis. A pandemia e o homeschooling. Matinal News. Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em:
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Elaine. Por um novo conceito e paradigma de educação digital oflife. Revista UFG, v. 20, 2020.
SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).