A NORMATIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES

Résumé

A partir de pesquisa bibliográfica e documental, e, tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, o presente texto tem por objetivo analisar a oferta de educação remota na educação básica a partir da normatização do Conselho Estadual e de Conselhos Municipais de Educação no Paraná. O eixo central da análise está no conteúdo das deliberações e pareceres emitidos pelos órgãos normativos do Sistema Estadual e de Sistemas Municipais de Ensino com vistas à oferta de diferentes estratégias pedagógicas para o atendimento educacional da comunidade em isolamento social em razão da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nas possíveis formas de enfrentamento das desigualdades vividas pelos estudantes atendidos. A análise dos documentos normativos evidencia que as estratégias indicadas fragilizaram o usufruto do direito à educação, visto que desconsideraram a realidade social, familiar e econômica dos alunos a serem atendidos.

Bibliographies de l'auteur

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores. 

Karen Cristina Jensen, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

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Publiée
2022-03-09