COVID-19: O ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Résumé

O artigo discute acerca das tecnologias digitais utilizadas para o ensino e a aprendizagem de professores e alunos em escolas públicas no estado de Minas Gerais, ocorridos dentro dos meses iniciais da Pandemia da Covid-19.  As tecnologias digitais são os meios para o acesso e a otimização de plataformas disponíveis em todo o mundo e tornou-se evidente a sua necessidade em escolas no momento da crise sanitária. Buscou-se com a presente investigação, analisar quais medidas foram tomadas pelos gestores públicos e acadêmicos para mitigar os efeitos na educação com o distanciamento social gerado pela pandemia no país. Com uma abordagem qualitativa, ao analisar as informações de 06 Secretarias de Educação em distintos estados, como complemento da pesquisa, um questionário estruturado enviado a 22 (vinte e duas) famílias em estados do Brasil e Europa acerca do tema. Buscou-se informar, sobre o Ensino Híbrido por meio das “tele aulas”, modelo proposto por algumas secretarias de educação. Ficou evidente que as escolas estaduais investigadas, tiveram uma atuação tardia de suporte aos alunos e aos professores, uma vez que, não possuíam uma política para tratar possíveis aulas remotas como alternativas de acesso às informações e aulas a distância, abrindo questões a serem problematizadas sobre o momento da crise da Covid-19 e os efeitos na Educação e o Ensino Híbrido no Brasil.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Claudio Jorge da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Ciência da informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológico (CEFET/MG). 

Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Editora da revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). 

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Publiée
2022-06-24