COVID-19: O ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Resumen
O artigo discute acerca das tecnologias digitais utilizadas para o ensino e a aprendizagem de professores e alunos em escolas públicas no estado de Minas Gerais, ocorridos dentro dos meses iniciais da Pandemia da Covid-19. As tecnologias digitais são os meios para o acesso e a otimização de plataformas disponíveis em todo o mundo e tornou-se evidente a sua necessidade em escolas no momento da crise sanitária. Buscou-se com a presente investigação, analisar quais medidas foram tomadas pelos gestores públicos e acadêmicos para mitigar os efeitos na educação com o distanciamento social gerado pela pandemia no país. Com uma abordagem qualitativa, ao analisar as informações de 06 Secretarias de Educação em distintos estados, como complemento da pesquisa, um questionário estruturado enviado a 22 (vinte e duas) famílias em estados do Brasil e Europa acerca do tema. Buscou-se informar, sobre o Ensino Híbrido por meio das “tele aulas”, modelo proposto por algumas secretarias de educação. Ficou evidente que as escolas estaduais investigadas, tiveram uma atuação tardia de suporte aos alunos e aos professores, uma vez que, não possuíam uma política para tratar possíveis aulas remotas como alternativas de acesso às informações e aulas a distância, abrindo questões a serem problematizadas sobre o momento da crise da Covid-19 e os efeitos na Educação e o Ensino Híbrido no Brasil.
Citas
ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil 2018. [livro eletrônico] / [organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_complet o.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.
DURKHEIM, É. (1858-1917). De la division du travail social / Emile Durkheim. 1991. Source gallica.bnf.fr / Bibliothèque nationale de France.
FOLHA DE SÃO PAULO. 2020. Preços livros didáticos. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/paywall/signup.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1404331-preco-dos-livros-didaticos-sobre-ate-10-dia-associacao.shtml?cmpid=menutopo Acesso em 17 maio 2020.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
G1.GLOBO-SP. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/14/governo-de-sp-planeja-ensino-a-distancia-durante-fechamento-de-escolas-por-conta-do-coronavirus.ghtml Acesso em: 18 maio0 2020.
GLOBONEWS. 2020, Municípios brasileiros atingidos pela Covid-19. Disponível em: https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-10/video/exclusivo-covid-19-ja-atingiu-59-dos-municipios-brasileiros-8567098.ghtml Acesso em 19 maio 2020.
GLOBONEWS. 2020. Narrativas de pais e alunos. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/21/estudantes-pais-e-professores-narram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia-em-7-estados-e-no-df-atividade-remota-nao-vai-contar-para-o-ano-letivo.ghtml Acesso em 19 maio 2020.
GLOBONEWS. 2020. UNICEF. Disponível em: https://g1.globo.com/globonews/. Acesso em 19 maio 2020.
HOJE EM DIA. Pesquisa IBGE 2018. por Renata Evangelista. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/minas-ainda-tem-6-5-milh%C3%B5es-sem-acesso-%C3%A0-internet-diz-ibge-1.600282. Acesso em: 18 maio 2020.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISASA EDUCACIONAIS. Dados do censo escolar. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-escolar-noventa-e-cinco-por-cento-das-escolas-de-ensino-medio-tem-acesso-a-internet-mas-apenas-44-tem-laboratorio-de-ciencias/21206>. Acesso em: 26 abri. 2019.
JACOBI MAGAZINE. Ideias de Esquerda, Políticas anticapitalistas em tempos de Covid-19. 2020. Disponível em: http://www.esquerdadiario.com.br/Politicas-anticapitalistas-em-tempos-de-COVID-19). Acesso em: 17 de maio 2020.
LUMNI.FR. 2020. Portal de estudos francês. Disponível em: https://www.lumni.fr. Acesso em 17 maio 2020.
MSN. 2020. Serviço de Inteligência dos USA. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia/novo-coronav%c3%adrus-n%c3%a3o-foi-criado-pelo-homem-nem-modificado-geneticamente-aponta-intelig%c3%aancia-dos-eua/ar-BB13qP2C?li=AAggXC1&ocid=mailsignout.
Acesso em 19 maio 2020.
MSN. 2020. Brasil mostra sua cara. Revista IstoÉ. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/politica/brasil-mostra-a-tua-cara/ar-BB14sCgS?li=AAggXC1&ocid=mailsignout. Acesso em 19 maio 2020.
MARCUSE, H. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: MARCUSE, Herbert; KELLNER, Douglas (ed.), Tecnologia, Guerra e Fascismo. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999, p. 71-104.
OPAS, Organização Pan Americana de Saúde. 2020. Regulamento Sanitário Internacional – Coronavirus. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 15 maio 2020.
RTVE.ES. 2020. Clan lança canal de infantil educativo. Disponível em: https://www.rtve.es/infantil/noticias/clan-lanza-educlan-herramienta-educativa-para-familias-durante-cierre-preventivo-centros/2010043.shtml Acesso em 16 maio 2020.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. PORTAL SEC-BA, 2020. TVE exibe conteúdos para estudante. Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/noticias/tve-exibe-conteudos-para-estudantes-dos-ensinos-fundamental-e-medio Acesso em: 20 maio 2020.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIAS. 2020. Aulas não presenciais. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/educacao/aulas-nao-presenciais-governo-de-goias-lanca-portal-de-conteudo-para-auxiliar-professores-e-alunos/Acesso em 20 maio 2020.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2020. Teleaulas programa seliga na educação. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10857-teleaulas-do-programa-se-liga-na-educacao-comecam-a-ser-transmitidas-na-rede-minas-na-segunda-feira-18-05. Acesso em 20 maio 2020.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ - AEN, 2020. Educação EaD. Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106698&tit=Confirmado-como-solucao-EaD-ja-funciona-em-todo-o-Parana. Acesso em: 19 maio 2020.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SEEDUC-RJ, 2020. Transmissão de vedeo-aulas. Disponível em http://www.rj.gov.br/secretaria/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=6222&pl=tv-alerj-come%C3%A7a-a-transmitir-videoaulas-da-rede-estadual-a-partir-de-segunda-(18/5). Acesso em: 20 maio 2020.
SILVEIRA, Antonio Claudio Jorge da; VIEIRA JR. Niltom. A Inteligência artificial na educação. Revista Interritórios – UFPE. 2019, p. 3. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/241622 DOI https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241622. Acesso em 20 abril 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).