OS ASPECTOS COGNITIVOS E AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Résumé

A procrastinação acadêmica consiste no adiamento das atividades universitárias, sendo um comportamento prevalente na população estudantil que causa sofrimento significativo. Este estudo teve por objetivo investigar os aspectos cognitivos e ambientais que influenciam a procrastinação acadêmica de estudantes de Psicologia, baseando-se na Teoria Social Cognitiva, onde cognição, ambiente e comportamento são interdependentes em um sistema de causação recíproca triádica. A amostra constituiu-se de 12 acadêmicos do curso de Psicologia que se consideram procrastinadores. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo nas categorias: Conteúdos Cognitivos, Hedonismo, Familiares Procrastinadores, Relação da Família com os estudos, Grupos da Faculdade e Mudança da Escola para Universidade. Os resultados apontam que a procrastinação acadêmica é um comportamento multicausal, influenciado por aspectos cognitivos e ambientais interdependentes. Ressalta-se a necessidade de mais estudos e a criação de programas de intervenção.

Bibliographies de l'auteur

Lydia Mendonça do Plado, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Psicologia, Universidade da Região de Joinville (Univille). 

Maikon de Sousa Michels, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Psicologia, Universidade da Região de Joinville (Univille). 

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Publiée
2021-08-26