DESEMPENHO ESCOLAR E NÍVEIS DE ANSIEDADE NO ENSINO MÉDIO
Résumé
Este estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho escolar de 96 alunos do ensino médio de uma escola particular do Sul do Estado de Minas Gerais. Como objetivos específicos foram exploradas as diferenças entre as variáveis sexo e ano escolar. Foram utilizadas a Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung (SAS), a Escala de Ansiedade do Adolescente (EAA) e as notas dos alunos nas diferentes disciplinas. Os resultados apontaram que os níveis de ansiedade dos participantes foram considerados normais nas duas escalas e quanto aos sexos, as estudantes apresentaram maior nível de ansiedade, com diferença estatisticamente significativa somente para a ansiedade antecipatória. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas pelos anos escolares e o Desempenho Escolar não se correlacionou significativamente com os resultados das SAS e da EAA. As implicações psicopedagógicas desses resultados são discutidas.
Références
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASBAHR, F. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria, v. 80 n. 2, p. 28-34, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa05.pdf. Acesso em: 02 maio 2019.
ASBAHR, F. R.; LABBADIA, E. M.; CASTRO, L. L. Ansiedade na infância e adolescência. São Paulo: Manole, 2017.
BATISTA, M. A. Escala de Ansiedade do Adolescente: Estudos Psicométricos. 2007. Dissertação (Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2007.
BORBA, B. M. R.; MARIN A. H. Contribuição dos Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento para o Rendimento Escolar. Revista Colombiana de Psicologia, v. 26, p. 283-294, 2017. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/psicologia/article/view/59813. Acesso em: 17 nov. 2019.
BORUCHOVITCH, E.; OLIVEIRA, K. L.; SANTOS; A. A. A. Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, v. 18, p. 531-540, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n41/v18n41a09.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.
BRAGA, P. C. C. S. Planejamento, síntese e avaliação das atividades tipo ansiolíticas e do perfil antioxidante do candidato a protótipo do fármaco. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6575/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Patr%c3%adcia%20Caixeta%20Castro%20Souza%20Braga%20-%202016.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
BRITO, I. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Clínica Geral, v. 27, p. 208-214, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpcg/v27n2/v27n2a10.pdf> Acesso em: 18 de abr. 2019.
CABRERA, C. C.; SPONHOLZ, A. Ansiedade e Insônia. In: BOTEGA, N. J. (org). Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 251–268.
CLARK, D. A.; BECK, A. T. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo- comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2012.
COLOMBO, T. F. S. A convivência na escola a partir da perspectiva de alunos e professores: investigando o clima e sua relação com o desempenho escolar em uma instituição de ensino fundamental e médio. Dissertação (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/154324/colombo_tfs_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 08 nov. 2019.
CRUZ, M. A. C. Ansiedade e bem-estar na transição para o ensino superior: o papel do suporte social. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, 2008. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/23383/2/29839.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
DANCEY, C.; REIDY, J. Estatística sem Matemática para Psicologia: Usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GONZAGA, L. R. V. Enfrentamento provas escolares: Relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio. Dissertação (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/850/2/Luiz%20Ricardo%20Vieira%20Gonzaga.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
GONZAGA, L. R. V.; ENUMO, S. R. F. Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 38, n. 95, p. 266 -277, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v38n95/v38n95a14.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.
GROLLI, V.; WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do ensino médio. Revista de Psicologia da IMED, v. 9, n. 1, p. 87-103, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpi/v9n1/07.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.
ISOLAN, L. R. Ansiedade na infância e na adolescência e Bullying escolar em uma mostra comunitária de crianças e adolescentes. Dissertação (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56663/000858142.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 de jun. 2019.
JARROS, R. B. Perfil Neuropsicológico de adolescentes com transtornos de ansiedade. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30932/000780667.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jun. 2019.
KARINO, C. A. Avaliação do Efeito da Ansiedade no Desempenho em Provas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6961/1/2010_CamilaAkemiKarino.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.
KASAI, R. C. B. Avaliação da aprendizagem: um projeto vivido. Revista Diálogo Educacional, n. 1, p. 41-49, 2000. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3289/3196. Acesso 02 de jul. 2019.
KIRST-CONCEIÇÃO, A. C. Desempenho Escolar e suas relações com a autopercepção de empatia e competência social em adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/254128/1/Kirst-Conceicao_AndreadaCunha_M.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.
KNIJNIK, L. F. et al. Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do teste de desempenho escolar através da Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, n. 3, p. 481-490, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v27n3/0102-7972-prc-27-03-00481.pdf. Acesso em: 18 ago. 2019.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CRUZ, A. P. M.; BRANDÃO, M. L. Padrões de respostas defensivas de congelamento associados a diferentes transtornos de ansiedade. Psicologia USP, 2006, v. 17, n. 4, p. 175-192. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000400010&Ing=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2019.
MARTINS, J. S. R.; SOARES, A. B. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia, v. 20, n. 45, p. 45-47. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
MAZER, S. M.; DAL BELLO, A. C.; BAZON, M. R. Dificuldades de Aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicologia da Educação, v. 28, p. 07-21, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43072. Acesso em: 22 maio 2019.
MELO, S. G.; MORAIS, A. Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 172, p. 10-34, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v49n172/1980-5314-cp-49-172-10.pdf. Acesso em: 09 nov. 2019.
MÉNDEZ, F. X.; OLIVARES, J.; BERMEJO, R. M. Características clínicas e tratamento dos medos, fobias e ansiedades específicas. In: CABALLO, V. E.; SIMÓN, M. A. (org.). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente – Transtornos Gerais. Tradução: Sandra M. Dolinsky. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2005. p. 59-92.
OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a08v25n4.pdf. Acesso em: 5 de out. 2019.
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de textos e desempenho acadêmico. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, n. 1, p. 19-27, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v7n1/v7n1a04.pdf. Acesso em: 05 out. 2019.
OLIVEIRA, S. B. A. S. Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/752/1/Sylvia%20Bernadete%20Alves%20Salgado%20Oliveira.pdf. Acesso em: 06 out. 2019.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PFEIFER, J. H. et. al. Entrando na Adolescência: Resistência à influência de pares, comportamento arriscado e mudanças neurais na reatividade emocional. Neuron, v. 69, p. 1029-1036, 2011. Disponível em: http://ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3840168/. Acesso em: 20 maio 2019.
RESENDE, C. et al. Depressão nos adolescentes: mito ou realidade? Nascer e Crescer-Revista do Hospital de Crianças Maria Pia, v. 22, p. 145-150, 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/nas/v22n3/v22n3a03.pdf. Acesso em: 29 dez. 2018.
RIBEIRO, K. C. S.; COUTINHO, M. D. P. D. L.; NASCIMENTO, E. D. S. Representação Social da Depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, p. 448-463, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v30n3/v30n3a02.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
ROSÁRIO, P. et al. Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem: variáveis emocionais no aprender. Psicologia e Educação, v. 3, p. 15-26, 2004. Disponível em: http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/Files/Other/Arquivo/VOL3/PE%20VOL3%20N1/PE%20VOL3%20N1_index_4_.pdf. Acesso em: 08 mar. 2019.
ROSÁRIO, P.; SOARES, S. Ansiedade face aos testes e realização escolar no Ensino Básico Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía y Educación, v. 8, p. 1138-1663, 2003. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11922/1/2003_ansiedade_face_testes_epb.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.
SEQUEIROS, S. W. Podem variáveis psicológicas ser marcadores úteis da Polineuropatia Amiloidótica Familiar? Tese (Mestrado em Psicossomática) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, Portugal, 2009. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/4187. Acesso em: 12 nov. 2019.
SERPA, A. L. O.; SOARES, T. M.; SILVA, F. N. Variáveis do contexto escolar como preditoras da autoeficácia e ansiedade de estudantes. Avaliação Psicológica, 14, 2015. p. 189-197. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3350/335042986004.pdf. Acesso: 19 dez. 2019.
SOARES, A. B; MARTINS, J. S. R. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia, v. 20, n. 45, p. 57-62, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf. Acesso em: 27 jun. 2018.
VINHAS, R. S. A. A expressão da ansiedade e da depressão em pacientes com VIH/SIDA. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2008. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1046/2/Tese%20Raquel%20Vinhas.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.
WEISS, M. L. L. A avaliação e a instituição escolar. In: BOSSA, N. A.; OLIVEIRA, V. B. (org.). Avaliação psicopedagógica de criança de 7 a 11 anos. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 166-173.
WOOD, J. J. et al. Terapia Cognitiva Comportamental familiar para transtornos de ansiedade infantile. PubMed, v. 45, p. 314-321, 2006. Disponível em: http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16540816. Acesso em: 17 jun. 2019.
ZENORINI, R. C. C; SANTOS, A. A. A; MONTEIRO, R. Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes. Paidéia, v. 21, n. 49, p. 157-164, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n49/03.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).