DESEMPENHO ESCOLAR E NÍVEIS DE ANSIEDADE NO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Ansiedade. Desempenho escolar. Ensino médio. Adolescência.

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho escolar de 96 alunos do ensino médio de uma escola particular do Sul do Estado de Minas Gerais. Como objetivos específicos foram exploradas as diferenças entre as variáveis sexo e ano escolar. Foram utilizadas a Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung (SAS), a Escala de Ansiedade do Adolescente (EAA) e as notas dos alunos nas diferentes disciplinas. Os resultados apontaram que os níveis de ansiedade dos participantes foram considerados normais nas duas escalas e quanto aos sexos, as estudantes apresentaram maior nível de ansiedade, com diferença estatisticamente significativa somente para a ansiedade antecipatória. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas pelos anos escolares e o Desempenho Escolar não se correlacionou significativamente com os resultados das SAS e da EAA. As implicações psicopedagógicas desses resultados são discutidas.

Biografia do Autor

Cleide Maria de Souza, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade do Vale do Sapucaí.  Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí(2003). Docente da Escola Sesi Orlando Chiarini – Pouso Alegre – MG. 

Neide de Brito Cunha, Centro Paula Souza - Unidade de Pós-graduação / Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre - Minas Gerais, Brasil

Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Doutora em Psicologia, na área Educacional. Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF).  Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Docente do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza e da Fatec de Bragança Paulista.  

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Publicado
2021-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos