DESEMPENHO ESCOLAR E NÍVEIS DE ANSIEDADE NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Este estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho escolar de 96 alunos do ensino médio de uma escola particular do Sul do Estado de Minas Gerais. Como objetivos específicos foram exploradas as diferenças entre as variáveis sexo e ano escolar. Foram utilizadas a Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung (SAS), a Escala de Ansiedade do Adolescente (EAA) e as notas dos alunos nas diferentes disciplinas. Os resultados apontaram que os níveis de ansiedade dos participantes foram considerados normais nas duas escalas e quanto aos sexos, as estudantes apresentaram maior nível de ansiedade, com diferença estatisticamente significativa somente para a ansiedade antecipatória. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas pelos anos escolares e o Desempenho Escolar não se correlacionou significativamente com os resultados das SAS e da EAA. As implicações psicopedagógicas desses resultados são discutidas.
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASBAHR, F. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria, v. 80 n. 2, p. 28-34, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa05.pdf. Acesso em: 02 maio 2019.
ASBAHR, F. R.; LABBADIA, E. M.; CASTRO, L. L. Ansiedade na infância e adolescência. São Paulo: Manole, 2017.
BATISTA, M. A. Escala de Ansiedade do Adolescente: Estudos Psicométricos. 2007. Dissertação (Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2007.
BORBA, B. M. R.; MARIN A. H. Contribuição dos Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento para o Rendimento Escolar. Revista Colombiana de Psicologia, v. 26, p. 283-294, 2017. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/psicologia/article/view/59813. Acesso em: 17 nov. 2019.
BORUCHOVITCH, E.; OLIVEIRA, K. L.; SANTOS; A. A. A. Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, v. 18, p. 531-540, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n41/v18n41a09.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.
BRAGA, P. C. C. S. Planejamento, síntese e avaliação das atividades tipo ansiolíticas e do perfil antioxidante do candidato a protótipo do fármaco. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6575/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Patr%c3%adcia%20Caixeta%20Castro%20Souza%20Braga%20-%202016.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
BRITO, I. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Clínica Geral, v. 27, p. 208-214, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpcg/v27n2/v27n2a10.pdf> Acesso em: 18 de abr. 2019.
CABRERA, C. C.; SPONHOLZ, A. Ansiedade e Insônia. In: BOTEGA, N. J. (org). Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 251–268.
CLARK, D. A.; BECK, A. T. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo- comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2012.
COLOMBO, T. F. S. A convivência na escola a partir da perspectiva de alunos e professores: investigando o clima e sua relação com o desempenho escolar em uma instituição de ensino fundamental e médio. Dissertação (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/154324/colombo_tfs_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 08 nov. 2019.
CRUZ, M. A. C. Ansiedade e bem-estar na transição para o ensino superior: o papel do suporte social. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, 2008. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/23383/2/29839.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
DANCEY, C.; REIDY, J. Estatística sem Matemática para Psicologia: Usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GONZAGA, L. R. V. Enfrentamento provas escolares: Relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio. Dissertação (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/850/2/Luiz%20Ricardo%20Vieira%20Gonzaga.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
GONZAGA, L. R. V.; ENUMO, S. R. F. Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 38, n. 95, p. 266 -277, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v38n95/v38n95a14.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.
GROLLI, V.; WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do ensino médio. Revista de Psicologia da IMED, v. 9, n. 1, p. 87-103, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpi/v9n1/07.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.
ISOLAN, L. R. Ansiedade na infância e na adolescência e Bullying escolar em uma mostra comunitária de crianças e adolescentes. Dissertação (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56663/000858142.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 de jun. 2019.
JARROS, R. B. Perfil Neuropsicológico de adolescentes com transtornos de ansiedade. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30932/000780667.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jun. 2019.
KARINO, C. A. Avaliação do Efeito da Ansiedade no Desempenho em Provas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6961/1/2010_CamilaAkemiKarino.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.
KASAI, R. C. B. Avaliação da aprendizagem: um projeto vivido. Revista Diálogo Educacional, n. 1, p. 41-49, 2000. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3289/3196. Acesso 02 de jul. 2019.
KIRST-CONCEIÇÃO, A. C. Desempenho Escolar e suas relações com a autopercepção de empatia e competência social em adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/254128/1/Kirst-Conceicao_AndreadaCunha_M.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.
KNIJNIK, L. F. et al. Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do teste de desempenho escolar através da Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, n. 3, p. 481-490, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v27n3/0102-7972-prc-27-03-00481.pdf. Acesso em: 18 ago. 2019.
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CRUZ, A. P. M.; BRANDÃO, M. L. Padrões de respostas defensivas de congelamento associados a diferentes transtornos de ansiedade. Psicologia USP, 2006, v. 17, n. 4, p. 175-192. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000400010&Ing=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2019.
MARTINS, J. S. R.; SOARES, A. B. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia, v. 20, n. 45, p. 45-47. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
MAZER, S. M.; DAL BELLO, A. C.; BAZON, M. R. Dificuldades de Aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicologia da Educação, v. 28, p. 07-21, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43072. Acesso em: 22 maio 2019.
MELO, S. G.; MORAIS, A. Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 172, p. 10-34, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v49n172/1980-5314-cp-49-172-10.pdf. Acesso em: 09 nov. 2019.
MÉNDEZ, F. X.; OLIVARES, J.; BERMEJO, R. M. Características clínicas e tratamento dos medos, fobias e ansiedades específicas. In: CABALLO, V. E.; SIMÓN, M. A. (org.). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente – Transtornos Gerais. Tradução: Sandra M. Dolinsky. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2005. p. 59-92.
OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a08v25n4.pdf. Acesso em: 5 de out. 2019.
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de textos e desempenho acadêmico. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, n. 1, p. 19-27, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v7n1/v7n1a04.pdf. Acesso em: 05 out. 2019.
OLIVEIRA, S. B. A. S. Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/752/1/Sylvia%20Bernadete%20Alves%20Salgado%20Oliveira.pdf. Acesso em: 06 out. 2019.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PFEIFER, J. H. et. al. Entrando na Adolescência: Resistência à influência de pares, comportamento arriscado e mudanças neurais na reatividade emocional. Neuron, v. 69, p. 1029-1036, 2011. Disponível em: http://ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3840168/. Acesso em: 20 maio 2019.
RESENDE, C. et al. Depressão nos adolescentes: mito ou realidade? Nascer e Crescer-Revista do Hospital de Crianças Maria Pia, v. 22, p. 145-150, 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/nas/v22n3/v22n3a03.pdf. Acesso em: 29 dez. 2018.
RIBEIRO, K. C. S.; COUTINHO, M. D. P. D. L.; NASCIMENTO, E. D. S. Representação Social da Depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, p. 448-463, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v30n3/v30n3a02.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
ROSÁRIO, P. et al. Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem: variáveis emocionais no aprender. Psicologia e Educação, v. 3, p. 15-26, 2004. Disponível em: http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/Files/Other/Arquivo/VOL3/PE%20VOL3%20N1/PE%20VOL3%20N1_index_4_.pdf. Acesso em: 08 mar. 2019.
ROSÁRIO, P.; SOARES, S. Ansiedade face aos testes e realização escolar no Ensino Básico Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía y Educación, v. 8, p. 1138-1663, 2003. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11922/1/2003_ansiedade_face_testes_epb.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.
SEQUEIROS, S. W. Podem variáveis psicológicas ser marcadores úteis da Polineuropatia Amiloidótica Familiar? Tese (Mestrado em Psicossomática) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, Portugal, 2009. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/4187. Acesso em: 12 nov. 2019.
SERPA, A. L. O.; SOARES, T. M.; SILVA, F. N. Variáveis do contexto escolar como preditoras da autoeficácia e ansiedade de estudantes. Avaliação Psicológica, 14, 2015. p. 189-197. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3350/335042986004.pdf. Acesso: 19 dez. 2019.
SOARES, A. B; MARTINS, J. S. R. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia, v. 20, n. 45, p. 57-62, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf. Acesso em: 27 jun. 2018.
VINHAS, R. S. A. A expressão da ansiedade e da depressão em pacientes com VIH/SIDA. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2008. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1046/2/Tese%20Raquel%20Vinhas.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.
WEISS, M. L. L. A avaliação e a instituição escolar. In: BOSSA, N. A.; OLIVEIRA, V. B. (org.). Avaliação psicopedagógica de criança de 7 a 11 anos. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 166-173.
WOOD, J. J. et al. Terapia Cognitiva Comportamental familiar para transtornos de ansiedade infantile. PubMed, v. 45, p. 314-321, 2006. Disponível em: http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16540816. Acesso em: 17 jun. 2019.
ZENORINI, R. C. C; SANTOS, A. A. A; MONTEIRO, R. Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes. Paidéia, v. 21, n. 49, p. 157-164, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n49/03.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).